Na sua estreia com as cores da U.Porto, a atleta olímpica Filipa Martins brilhou ao conquistar duas medalhas de ouro. (Foto: DR)

A Universidade do Porto foi uma das dominadoras do Campeonato Nacional Universitário de Ginástica Artística 2018, ao conquistar 12 medalhas – quatro das quais de ouro – na competição que juntou em Anadia os melhores estudantes atletas de Ginástica do país.

A nível individual, o grande destaque vai para Filipa Martins, que venceu duas medalhas de ouro nas provas de Paralelas Assimétricas e Trave. Foi uma estreia em grande com as cores da Universidade para a estudante da Faculdade de Desporto e grande esperança do ginástica portuguesa, protagonista, entre outros feitos, da melhor participação de sempre de uma ginasta portuguesa na prova de ginástica artística dos Jogos Olímpicos (foi 37.ª no ‘all-around do Rio 2016).

As restantes medalhas de ouro foram conquistadas por Inês Mimoso e pelo também internacional Diogo Romero, nas provas de Saltos e Cavalo com arções, respetivamente.

No que toca às medalhas de prata, Joel Rei “bisou” nas provas de Solo e Cavalo com arções. O estudante da FADEUP juntaria ainda ao seu pecúlio duas medalhas de bronze – em Saltos e na competição Geral Ginástica artística masculina-, um feito repetido por Bárbara Azevedo (Geral Ginástica artística fememina e Solo), Inês Mimoso (Paralelas Assimétricas) e Diogo Romero (Paralelas).

Orientada pelo ex-atleta olímpico Manuel Campos, a equipa da U.Porto contou com a participação de 11 estudantes. A saber: Filipa Martins, Diogo Romero, Joel Rei, Vítor Mateus, Filipa Campos, Bruna Santos, Margarida Castelo Branco, Inês Mimoso, Bárbara Azevedo, Mabel Barreiros e Mariana Sousa.

A próxima e última participação da U.Porto nos CNU’s deste ano letivo será na prova de Equitação – dias 7 e 9 de julho em Mafra -, que contará com a participação dos estudantes da U.Porto Francisco Vila Nova e Mafalda Gonçalo.

(em atualização)