porto_icbench_FEUP

O Porto é o palco principal da Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável.

O Laboratório de Física e Construções da Faculdade de Engenharia da U.Porto (LFC/FEUP) e o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (CEAU/FAUP) vão participar, entre os dias 30 de maio e 5 de junho, nas comemorações no Porto da Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável (SEDS Porto 2015), uma iniciativa a nível europeu, apoiada pela Rede Europeia para o Desenvolvimento Sustentável.

As duas faculdades da U.Porto associam-se assim à Porto Vivo e a entidades como a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP), ou a AdE Porto, para trazer pela primeira vez ao Porto um evento que tem como objetivos estimular e dar visibilidade a atividades, projetos e eventos que promovam o desenvolvimento sustentável. As iniciativas previstas incluem workshops, conferências e visitas temáticas que denotam a importância da sustentabilidade nas intervenções de reabilitação urbana e no uso eficiente de recursos, como por exemplo, o estímulo à eficiência energética.

No dia 1 de junho, o CEAU-FAUP promove uma conferência sobre “ Intervenção no património corrente, entre a teoria e a prática”. O evento decorre entre 17h00 e as 20h30, no Typographia Co-Work (Campo Mártires da Pátria) e propõe uma reflexão conjunta sobre quais devem ser os pressupostos de uma intervenção no património corrente. O programa pode ser consultado aqui.

Um dia depois, a 2 de junho, a Typographia Co-Work volta a ser palco de uma atividade integrada na SEDS Porto 2015. Desta vez “A Reabilitação exige projeto ‘in situ’” será o tema em discussão num evento organizado pelo LFC/FEUP e que terá como como mote as alterações que a intervenção da engenharia civil tem vindo a sofrer ao longo do tempo em função da necessidade de resposta aos problemas concretos da sociedade. Mais informações aqui.

O programa de semana pode ser consultado aqui.