A Coleção Egípcia da Universidade do Porto será um dos pontos de passagem obrigatória para os visitantes.

Comemora-se no próximo dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus e, à semelhança dos últimos anos, a Universidade volta a associar-se à efeméride com um ciclo de iniciativas abertas a toda comunidade, tendo como palco o Edifício Histórico da Reitoria (Praça Gomes Teixeira).

Durante os dias 17 e 18 de maio, os visitantes vão poder usufruir de um programa intensivo de visitas guiadas às exposições temporárias e outros eventos que estarão disponíveis entre as 14h00 e as 00h00  (sábado) e entre as 14h00 e as 19h00 (domingo).

No sábado, dia 17 de maio, inaugura a exposição de fotografia “António Luís Campos | Uma década com a National Geographic”, que ficará patente até dia 31 de julho. Mas durante todo o fim-de-semana, será possível participar em visitas guiadas às exposições “Coleção Egípcia”, “Terra em Transformação” e “Inaudito – A Aventura de Ouvir”, realizadas pelos comissários ou técnicos especializados.

Também no sábado, a Reitoria recebe a visita especial de Luís Manuel Araújo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e comissário científico da Coleção Egípcia da Universidade do Porto que, a partir das 15h00, vai liderar uma palestra sobre a escrita hieroglífica no Antigo Egito, seguida de uma visita guiada à coleção Egípcia. Já os mais novos terão a oportunidade de participar – entre as 15h30 e as 18h30 – em mini-campeonatos de jogos de tabuleiro organizados em colaboração com o grupo Boardgamers Porto, ou de “meter as mãos na massa” através de várias  atividades cientifico-recriativas especialmente preparadas para o efeito.

Para encerrar a programação do dia 17, a “casa mãe” da U.Porto recebe uma Mostra de Curtas Metragens, no âmbito do evento “Rememorar a Primeira Guerra” onde poderão ser visionados alguns filmes de curta duração que retratam a I Guerra Mundial ou o Porto da época.

Durante o fim-de-semana, a Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões) será ainda animada com as atuações das Pauliteiras do Orfeão Universitário do Porto (sábado e domingo, às 15h00). Ainda no sábado, o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) realiza uma arruada com final marcado par as 17h00, em frente à Reitoria.

O dia 18 de maio será comemorado com a abertura de todas as exposições patentes no edifício e com visitas guiadas às mesmas. O Museu de Ciência da U.Porto abre também as suas portas, em ambos os dias, entre as 14 e as 19 horas, proporcionando ao visitante a possibilidade de interagir com algumas experiências de Física.

Todas as iniciativas têm entrada livre e gratuita.