A jogar em “casa”, a equipa de Futebol 7 feminino da U.Porto alcançou o 5.º lugar. (Foto: DR)

A Universidade do Porto participou recentemente nos Campeonatos Europeus Universitários de Futebol 7, Voleibol de Praia e Escalada, tendo alcançado bons resultados naquela que é a mais importante competição europeia das diferentes modalidades, a nível universitário.

A história da equipa de Futebol 7 feminino da U.Porto foi escrita em “casa”. As escolhidas de Daniel Chaves, campeãs nacionais em título e campeãs europeias em 2015, ficaram-se desta vez por um ainda assim honroso 5.º lugar na competição disputada entre 24 e 30 de julho, no Estádio de Leça da Palmeira.

Depois de passarem a fase de grupos em 2.º lugar, com uma derrota frente a uma universidade norueguesa e uma vitória frente à Universidade de Berna (Suiça), as 12 estudantes da U.Porto não resistiu ao poderio da forte equipa francesa da Universidade de Toulouse III, Paul Sabatier, que derrotou a equipa portuguesa nos  quartos de final.

Na disputa dos lugares entre o 5º e o 8º, a U.Porto impôs-se às “colegas” do P.Porto num dérbi da Invicta que só ficou decidido nos penaltis (5-3), e às alemãs da Universidade Técnica de Munique (4-3).

A dupla composta por Tomás Silva e Luís Gomes alcançou o 5º lugar no Europeu de Voleibol de Praia. (Foto: DR)

Voando até Split, Croácia, partimos ao encontro das equipas da U.Porto que marcaram presença nos Europeus Universitários de Voleibol de Praia e Escalada. E ambas com resultados históricos…

No Voleibol de Praia, a dupla  Tomás Silva/Luís Gomes fez um brilhante campeonato, passando a fase de grupos em primeiro lugar. No jogo que lhes daria acesso à meia final, o par orientado pelo treinador Tiago Ribeiro não conseguiu bater o colosso bielorrusso e acabou por sair derrotada por 2-1. No último jogo, a U.Porto, ainda com hipótese de ser repescada para as meias-finais, voltou a perder e terminou a prova num “honroso 5° lugar. Faltou-nos mesmo muito pouco para conseguirmos alcançar as meias-finais. Parabéns a esta dupla fantástica que se bateu de forma digna contra duplas fortíssimas. Demonstraram muita qualidade nas areias croatas. Parabéns também a toda a equipa técnica”, refere Tiago Ribeiro. em jeito de balanço.

A equipa de Escalada registou os melhores resultados de sempre a nível individual por Manuel Carvalho (à dir. na foto) (Foto: DR).

Na Escalada, comitiva da U.Porto faz história ao alcançar o melhor resultado de sempre na modalidade. Na prova de Dificuldade, Manuel Filipe Carvalho ficou em 18.° lugar (o melhor resultado da comitiva portuguesa), seguido de Lucca Cunha (23.°) e Tomás Fontes (28.°).

No combinado, Manuel Filipe Carvalho fica no 15.° lugar, Lucca no 21.° lugar e Tomás em 23.° lugar. Na Velocidade, Manuel Carvalho foi novamente o estudante da U.Porto a chegar mais longe ao alcançar o 11.° lugar (o mlhor resultado absoluto da comitiva da U.Porto) com 7.97s, à frente de Tomás (22.º) e Lucca (23.º). Já na Escalada Boulder, Manuel Carvalho ficou no 23.°lugar, Lucca no 32.° e Tomás Fontes em 34.° lugar. No resultado por equipas, a U.Porto alcançou o 16.º lugar.

Até agora, o melhor resultado da U.Porto nos Campeonatos Europeus Universitários 2017 continua a ser a conquista de duas medalhas (prata e bronze) no Karaté. Em setembro, a Universidade regressa aos principais palcos do desporto universitário europeu para disputar o Campeonato Europeu Universitário de Golfe, que se realiza em Liberec, na República Checa.