A equipa de Basquetebol feminino da AEFADEUP é a campeã em títtulo.

A Universidade do Porto está prestes a iniciar a sua participação nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s 2019), que este ano se realizam em Guimarães, de 29 de abril a 10 de maio.

Num evento que prevê a participação de mais de 2500 estudantes-atletas e 150 voluntários, a U.Porto terá uma presença de “peso” com mais de 420 participantes, entre estudantes atletas, treinadores e oficiais. A U.Porto fará alinhar 24 equipas, em 11 das 13 modalidades em competição, englobando as associações de estudantes das faculdades de Desporto (AEFADEUP), Engenharia (AEFEUP), Economia (AEFEP), Medicina (AEFMUP) e de Ciências (AEFCUP).

Recorde-se que, em 2018, nas fases finais realizadas em Aveiro, a Universidade do Porto e as suas Associações de Estudantes alcançaram seis títulos universitários e quatro pódios. Este ano, a participação da U.Porto nos CNU’s vai arrancar a 28 de abril, com a prova de Atletismo em Estrada, através de uma delegação de 10 estudantes atletas, orientada pelo treinador Pedro Guimarães.

A U.Porto faz-se representar no maior evento do desporto universitário com mais de 420 estudantes atletas.

Logo de seguida, a 29 de abril, entram em ação as equipas de Andebol feminino da U.Porto, com uma delegação de 18 estudantes atletas de 10 faculdades da U.Porto, a de Basquetebol masculino da AEFEUP e AEFADEUP, Futsal masculino da AEFADEUP, AEFEUP e AEFEP, Voleibol feminino da AEFEP e AEFEUP e Rugby 7 masculino da AEFEUP.

A 6 de maio, a U.Porto inicia a competição na segunda semana destas Fases Finais com as equipas de Andebol masculino da AEFADEUP, AEFEP e AEFEUP, Basquetebol feminino da AEFADEUP, AEFMUP e AEFEUP, Futebol 11 masculino com a AEFEUP e a AEFADEUP, Futsal Feminino com AEFADEUP, AEFMUP, AEFEUP e AEFCUP e as equipas de Voleibol Masculino da AEFEUP e da AEFEP.

Entre as associações de estudantes, a  maior participação deste ano cabe à AEFEUP com 9 equipas em prova, seguindo-se a AEFADEUP com 6 equipas, a AEFEP com 4 equipas,  a AEFMUP com duas equipas e a  AEFCUP com uma equipa.

No dia 28 de abril a U.Porto disputa ainda em Montemor-o-Velho os Campeonatos Nacionais Universitários de Canoagem, em Montemor-o-Velho, e o de BTT XCO, que decorrerá em Gondar.