As equipas da U.Porto vão lutar pelos títulos nacionais universitários nas modalidades de Rugby 7s, Andebol feminino e Hóquei em Patins masculino. (Foto: CDUP.UP)

A Universidade do Porto iniciou esta segunda-feira, em Coimbra, a sua participação nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2017, competição que, ao longo das próximas duas semanas – 24 de abril até 5 de maio – , vai juntar cerca de 2000 estudantes atletas do ensino superior na disputa dos títulos nacionais universitários de Futsal, Basquetebol, Rugby 7s, Andebol, Hóquei em patins, Voleibol e Futebol.

A U.Porto estará representada nestas fases concentradas com 52 estudantes atletas e nove oficiais (treinadores, oficiais e fisioterapeutas) do CDUP-UP, representando as equipas de Rugby 7s masculino e feminino, Andebol feminino e Hóquei em Patins masculino.

A primeira equipa a entrar em ação é a equipa de Rugby 7s masculino que disputa nos dias 24 e 25 de abril o seu CNU, em grupo único frente à Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUE) (AAUM), Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (AEFEUP) e Associação de Estudantes da Católica Lisbon School of Business & Economics (AECLSBE). Um dia depois, a 25 de abril, joga-se o CNU de Rugby 7s feminino, em que a U.Porto defronta também num grupo único a AAC, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a AAUE.

De 26 a 28 de abril é a vez de entrarem em ação as equipas participantes nos CNU’s de Andebol feminino e Hóquei em Patins masculino. Na competição de Andebol feminino existem dois grupos em que o 1.º e 2.º lugares disputarão as meias finais. A U.Porto encontra-se no grupo A defrontando a AAC e AAUE. Em Hóquei em patins, a U.Porto encontra-se no grupo B com a AAUAv e AAUM. Nesta competição existem três grupos, passando à meia-final os primeiros de cada grupo e o melhor segundo classificado.

A U.Porto está ainda representada por três associações de estudantes em diferentes modalidades. A Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP) vai disputar os CNU’s de Andebol masculino, Basquetebol feminino e masculino, Futsal feminino e masculino, Voleibol feminino e masculino. A AEFEUP foi apurada para estas fases finais em Basquetebol feminino, Futebol 11 Masculino, Rugby 7s masculino, Futsal feminino e masculino, Voleibol feminino e masculino. Por último, a AEFEP vai disputar os CNU’s de Futsal masculino e Voleibol feminino.

O desempenho dos atletas/estudantes da U.Porto pode ser acompanhado na página oficial do Centro de Desporto da U.Porto no Facebook, bem como no evento das fases finais da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).