Mais de 200 estudantes internacionais juntaram-se em “família” para celebrar o Natal. (Foto: Egidio Santos/ U.Porto)

Rabanadas, bolo-rei, sonhos e aletria foram presença obrigatória no tradicional encontro de Natal que reuniu esta terça-feira, mais de 200 estudantes internacionais da Universidade do Porto. A festa fez-se na Cantina dos Bragas, à volta de uma mesa de pratos e doces típicos portugueses, mas também de países como Alemanha, Colômbia, Roménia, Polónia, Brasil ou Sri Lanka.

Desafiados pela U.Porto, os estudantes interessados tiveram oportunidade de participar no concurso gastronómico internacional “Sabores de Natal”, onde não faltaram “Natillas” da Colômbia, “Ginger Cookies” da Polónia, “Kovum” do Sri Lanka, “Couscous” de Marroso ou “Pisang Keju Coklat” da Indonésia, um doce com banana e chocolate que mereceu o primeiro lugar.

Ao som de músicas natalícias, o “Christmas Get Together” contou também com uma troca de presentes simbólica, cumprindo-se as verdadeiras tradições de Natal.

Para Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Internacionais, o lanche de Natal com os estudantes internacionais é uma forma de “apresentar e explicar a cultura, gastronomia e tradições a quem chega”. Por outro lado,  “esta iniciativa é importante para que os estudantes sintam que esta é também a sua casa”.

A U.Porto conta com mais de 4.500 estudantes internacionais. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Recorde-se que, este ano letivo, a U.Porto conta com 4.609 estudantes internacionais, vindos de mais de 90 países. Provenientes dos quatro cantos do mundo, os 1.526 estudantes Erasmus+ e de outros programas de mobilidade chegam, este ano, de países como Argentina, Síria, Senegal, China, Rússia, Líbano ou Israel.

Aos estudantes de mobilidade somam-se ainda os 3.084 estudantes estrangeiros de grau que estão na Universidade do Porto para realizar uma licenciatura, um mestrado ou um doutoramento por completo. Até ao final deste ano letivo, a U.Porto espera acolher mais de 5900 estudantes e investigadores internacionais, representando 18 por cento do número total de estudantes da instituição.

Foi em muitas línguas (e sabores…) que celebrámos ontem o Natal com os nossos estudantes internacionais. Obrigado por…

Publicado por Universidade do Porto em Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018