Sem Título

Nas oficinas d’”O Maravilhoso Mundo dos Insetos…e outros bichinhos”,os participantes vão explorar atividades relacionadas com a expressão plástica, a culinária ou a ciência.

Com a chegada da Páscoa e da primavera, onde as flores, os insetos e as cores predominam, a Universidade do Porto, através da Unidade de Cultura da Reitoria, apresenta um programa de atividades especialmente destinado aos mais novos, a decorrer entre os dias 23 e 29 de março de 2015.

A iniciativa arranca com “O Maravilhoso Mundo dos Insetos…e outros bichinhos”, um programa de oficinas  destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos. Durante uma semana (23 a 27 de março) ou em módulos individuais (a escolha é opcional), os participantes vão ter a oportunidade de se divertirem e apredere com atividades de expressão plástica, de culinária e de descobertas científicas com muita animação à mistura.

Constituídas por várias temáticas, distribuídas pelas manhãs (das 9h30 às 12h30) e tardes (das 14h30 às 17h30), os participantes podem frequentar módulos individuais, com o custo de 6 euros por módulo (com 10% de desconto para membros da Universidade do Porto) ou optar pela semana completa, que tem o custo de 50 euros (também com 10% de desconto para membros da Universidade do Porto). Os preços incluem lanche da manhã e tarde e seguro de acidentes. As inscrições podem ser feitas aqui. Para mais informações, pode consultar o programa de atividades.

Já no dia 29 de março, o Baú do Contador irá à Reitoria da Universidade do Porto revelar os pequenos misteriosos habitantes das florestas, prados, jardins e outros habitats afins. Será uma oportunidade para conhecer os segredos do Mundo dos Insetos através de histórias, cantigas e atividades divertidas para toda a família.

O projeto “Bichos e bicharocos – insetos para todos os gostos” destina-se a bebés e crianças entre os 9 meses e os 5 anos inclusive e é constituído por sessões de contos de 45 minutos que fundem a arte milenar da narração oral com conhecimentos científicos adaptados às diferentes faixas etárias. As sessões para bebés (entre os 9 meses e os 2 anos inclusive) terão lugar às 9h00 e às 11h00. As sessões para crianças entre os 3 e os 5 anos inclusive, ocorrerão às 10h00 e às 12h00. Cada sessão tem o custo de 7 euros por criança, com 10% de desconto para membros da U.Porto. A participação de um ou dois adultos está incluída no preço e o acompanhamento por pelo menos um adulto é obrigatório. As inscrições estão disponíveis aqui.

Sobre o formador

Rui Ramos, Mestre e Doutor em Geologia, autor de banda desenhada, descobriu na Narração Oral o seu talento natural. Contador de histórias há 5 anos, recebeu formação de Clara Haddad, Wayqui, Bruno Baptista, Sílvia Romero, Rodolfo Castro e Thomas Bakk. Colabora frequentemente com a FNAC, Museu do FCP, o Museu do Brincar de Vagos, Biblioteca Municipal de Espinho, a empresa de animação HugoAnima, Associação Quimera, a Fazenda dos Animais, Associação Ajudaris. Em 2015, começou a sua colaboração com a editora Opera Omnia.