Nadir Afonso (Foto: DR)

Nadir Afonso, um dos artistas mais conceituados da Arte Portuguesa do século XX, vai ser homenageado pela Universidade do Porto com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa. A cerimónia realiza-se no próximo dia 5 de novembro, segunda-feira, às 15 horas, na Faculdade de Belas Artes (FBAUP).

Por proposta da FBAUP, a Universidade do Porto decidiu conferir este grau a Nadir Afonso como forma de reconhecimento do seu contributo para a promoção e projeção da imagem de Portugal e da cultura do século XX, em especial, nas artes plásticas e na pintura, mas também pelo percurso contínuo, intenso, vigoroso, persistente e sem limites do artista, ao longo de 75 anos de carreira.

Obra de Nadir Afonso cruza referências da Arquitetura e da Pintura

Autor de uma obra singular, Nadir Afonso (1920 – ) formou-se em  Arquitetura pela Escola de Belas-Artes do Porto (antecessora das atuais faculdades de Arquitetura e de Belas Artes) e em Pintura pela École de Beaux-Arts de Paris (1946). Os anos seguintes são divididos entre Paris e o Brasil, onde colabora com arquitetos de renome como Le Corbusier ou Óscar Niemeyer e onde desenvolve os estudos sobre pintura a que denomina “Espacillimité”. De regresso a Portugal, dedica-se em exclusivo à Pintura a partir de 1965. Prémio Nacional de Pintura em 1967 e Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso em 1969,  está representado em museus de várias cidades espalhadas pelo mundo, como Rio de Janeiro e Berlim. A sua mais recente exposição está patente na sede do Istituto Veneto di Scienze Lettere e Arti, no Palazzo Loredan, em Veneza.

A decorrer na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes, a sessão vai ser presidida pelo Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, e contará com a presença de várias personalidades convidadas. No fim da sessão, pelas 17h30, será apresentado o livro “Nadir Afonso – Arte, Estética e Teoria”, de António Quadros Ferreira.