Manuel Patrício constitui um nome de referência no estudo e reflexão sobre a Educação em Portugal. (Foto: DR)

A Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Desporto (FADEUP), vai atribuir no próximo dia 12 de setembro, o título de Doutor Honoris Causa a Manuel Patrício, Professor Catedrático Aposentado e antigo Reitor da Universidade de Évora.

Através desta distinção, a mais elevada a ser atribuída no quadro da instituição, a U.Porto reconhece o percurso de excelência de Manuel Patrício enquanto eminente pensador da Educação em Portugal. Natural de Montargil (Portalegre), onde nasceu a 23 setembro de 1938, o novo Honoris Causa da U.Porto é licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (1974), doutorado em Ciências da Educação, com especialidade em Filosofia da Educação (1984) e Agregação em Axiologia Educacional (1992) pela Universidade de Évora.  É Professor Catedrático Aposentado daquela instituição, de que foi Reitor entre 2002 e 2006.

Autor de ampla bibliografia nas áreas da Pedagogia, Filosofia da Educação, Filosofia, Cultura e Música, Manuel Ferreira Patrício coopera ainda na docência e investigação com várias universidades portuguesas (Lisboa, Porto e Braga).

O doutoramento Honoris Causa pela U.Porto junta-se a outras distinções que Manuel Patrício vem recebendo ao longo da carreira. Entre estas destaca-se a Medalha de Mérito Municipal, Classe Ouro, pela Câmara Municipal de Évora (2006), ou a condecoração da Ordem do Infante Dom Henrique pelo Presidente da República, em 2012, durante as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho).

Agendada para as 16h30 do dia 12, a cerimónia vai culminar a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2013/14 na FADEUP. Com início marcado para as 10h30, no Auditório da FADEUP, este evento será também um palco de reflexão sobre a realidade atual das universidades, tema que estará em debate através de um conjunto de conferências protagonizadas, ao longo do dia, por professores da FADEUP e de outras instituições convidadas.