Brasil, Espanha e Itália voltam a ser os países mais representados entre os estudantes de mobilidade da U.Porto. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Só em 2016/2017, a Universidade do Porto vai receber 2302 estudantes de 93 países ao abrigo de programas de mobilidade no Ensino Superior, números que constituem um máximo histórico para a instituição e que certificam o sucesso da estratégia de internacionalização que vem pautando a vida da instituição ao longo da última década.

Numa altura em que os dados ainda não estão totalmente fechados, está já garantida nova ultrapassagem da histórica barreira dos 2000 estudantes que, no mesmo ano, escolhem as faculdades da U.Porto para completar um período da sua formação académica ao abrigo de acordos de cooperação ou de programas como o famoso Erasmus +. Entre as faculdades que recebem mais estudantes destacam-se Letras (485) e Engenharia (467), seguidas de Economia (230), Ciências (133), Psicologia e Ciências da Educação (133), ICBAS (132), Direito (127), Belas Artes (126) e Arquitectura (122).

No “mapa” das proveniências dos estudantes de mobilidade da U.Porto, Brasil (903), Espanha (213) e Itália (181) surgem no “top 3” dos países mais representados. Alemanha (117), Polónia (96), República Checa (71)França (60), Turquia (50) e México (34) são outras nações em destaque numa listagem que inclui países como o Cambodja, China, Ilhas Fiji, Malásia, Palestina, Israel, Madagáscar ou o Quirguistão, num total de 93 nacionalidades representadas. Nota ainda para os 32 estudantes portugueses que optaram por deixar as suas instituições de origem para cumprir um período de estudos na U.Porto ao abrigo do Programa Almeida Garrett.

O retrato da comunidade internacional da U.Porto não fica completo sem os cerca de 1700 (1690) estudantes estrangeiros que estão já na Universidade a realizar um curso completo ou a desenvolver a sua atividade científica. Até final do ano letivo, a U.Porto espera assim acolher perto de 4000 estudantes e investigadores internacionais, número que representa mais de 14% de toda a comunidade académica.

Todos estes números serão celebrados no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 15h00, durante a Sessão de Boas-Vindas aos 978 estudantes de Mobilidade IN que chegam à Universidade no segundo semestre letivo. A sessão decorre na Reitoria da Universidade do Porto e contará com intervenções do Reitor e Vice-Reitora, seguindo-se de um lanche convívio nas arcadas do edifício para marcar a chegada à Universidade e à Cidade de acolhimento. Como vem sendo costume, a animação ficará a cargo da Tuna da Faculdade de Direito (TAFDUP).