Equipa da U.Porto de Atletismo Estrada sagra-se bicampeã nacional universitária.

A equipa da U.Porto de Atletismo Estrada sagra-se bicampeã nacional universitária. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade Porto conquistou este fim-de-semana onze medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Atletismo Estrada, Judo e Esgrima, iniciando da melhor forma uma semana que vai incluir a participação em sete CNU’s.

A equipa de Atletismo Estrada, comandada por Pedro Guimarães, revalidou em Leiria, o título coletivo de campeã nacional universitária. A delegação da Universidade do Porto, composta por 14 estudante atletas das Faculdades de Desporto, Economia, Engenharia, Letra, Ciências, Medicina e Ciências da Nutrição e Alimentação, subiu ao pódio para receber o ouro, a prata e o bronze.

O destaque vai para Pedro Palma, que se sagrou campeão nacional universitário. No setor feminino, Ana Lopes e Daniela Sousa subiram ao pódio na segunda e terceira posição e contribuíram para o título coletivo da U.Porto , desta vez partilhado com a Universidade Nova de Lisboa que também alcançou 7 pontos na classificação coletiva por equipas.

Entretanto, já arrancaram em Lisboa os CNU’s Concetrados 2016, competição que, até dia 24 de abril, vai levar à capital cerca de 400 estudantes da Universidade do Porto. E o início não podia ter sido melhor…

No Judo, a Universidade do Porto sagrou-se vice-campeã nacional universitária, com um dos seus melhores desempenhos dos últimos anos. A delegação, orientada pelo técnico Pedro Pinheiro e constituída por 10 estudantes das Faculdades de Desporto, Engenharia, Economia e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), alcançou três medalhas de prata por Alexandre Silva, -60kg, Carlos Carvalho, -66kg, e Catarina Baía, -63kg, e uma medalha de bronze por Ângela Carvalho, -63kg.

Equipas de Esgrima e Judo são as primeiras a pisar os palcos dos CNU's 2016.

As equipas de Esgrima e Judo foram as primeiras a pisar os palcos dos CNU’s 2016. (Foto: CDUP-UP)

Já a equipa da U.Porto de Esgrima brillhou com a conquista de um título nacional e três medalhas de bronze. Sofia Gouveia sagrou-se campeã nacional universitária em Florete, Miguel Lajoso e João Fradet venceram as medalhas de bronze também em Florete, e Rui Costa venceu o bronze na prova de Sabre. A Universidade esteve representada na competição por oito estudantes das Faculdades de Engenharia, Belas Artes, Ciências, Desporto e ICBAS

Esta terça-feira, 19 de abril, partem para Lisboa mais três delegações da Universidade do Porto. As equipas de Andebol feminino, Rugby feminino e masculino vão disputar o sonho do título nacional universitário. Recorde-se que, no ano passado, a equipa de Andebol feminino ficou em 2º lugar, ao perder frente a Associação Académica da Universidade de Aveiro. As equipas de Rugby feminino e masculino da Universidade do Porto defendem ambas o título nacional universitário. A última delegação da U.Porto a deslocar-se a Lisboa será a de Taekwondo no dia 24 de Abril.

A Universidade do Porto está ainda representada pelas suas Associações de Estudantes nas modalidades de Andebol masculino (AEFEUP, AEFADEUP, AEFEP), Basquetebol feminino (AEFEUP), Basquetebol masculino (AEFEUP e AEFADEUP), Futebol de 11 (AEFADEUP e AEFEUP), Futsal feminino (AEFEUP e AEFADEUP), Futsal masculino (AEFADEUP e AEFEP), Voleibol masculino (AEFEUP e AEFEP).

Todos os resultados da Universidade do Porto podem ser seguidos no facebook do Centro de Desporto da U.Porto (facebook/DesportoU.Porto).