A Universidade do Porto arrancou recentemente com seis projetos aprovados no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014, que representam um investimento superior a 2 milhões para a U.Porto.

O Programa EEA Grants – Iniciativas em Saúde Pública (PT06) visa implementar estratégias e ferramentas para intervenção em áreas relacionadas com a saúde, designadamente a nutrição, a saúde mental, as doenças transmissíveis, a saúde reprodutiva e a saúde infantil e juvenil.

No passado dia 29 de junho, a Universidade do Porto, através das equipas de investigação dos diversos projetos, esteve presente na primeira reunião de promotores, que teve lugar no INFARMED, em Lisboa. Os projetos, cuja descrição pode ver em detalhe neste documento, são os seguintes:

Assinatura FFUP_NatérciaTeixeira_300x200

Formalização da participação da FFUP, representada por Natércia Teixeira.

HEPeControl (Hepatitis E virus epidemiology, safety and control): Promovido pela professora Maria de São José Alexandre do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Farmácia, juntamente com o Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária e a School of Veterinary Sciences da Norwegian University of Life Sciences. Financiamento: ca. 150 mil euros.

IAN-AF (Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física): Promovido pela professora Carla Lopes do Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina, juntamente com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a AIDFM – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, a SilicoLife Lda. e a Faculdade de Medicina da Universidade de Oslo, na Noruega. Conta também com o apoio institucional da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, da Direção Geral de Saúde e da Administração Central do Sistema de Saúde. Financiamento: ca. 710 mil euros.

Assinatura FMUP_FilipaCarvalho_300x200

Filipa Carvalho respresentou a FMUP.

IoGeneration: Promovido pela professora Conceição Calhau do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) da Faculdade de Medicina. Conta com a colaboração da DRE e ASAE, tendo como parceiro nacional o Instituto Superior de Ciências de Saúde do Norte/CESPU, e como parceiro internacional o Institute for Cancer Research and Molecular Medicine da Faculdade de Medicina do Instituto Norueguês de Tecnologia. Financiamento: ca. 370 mil euros.

Assinatura FLUP_CândidaRibeiro_300x200

A diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro, representou a sua faculdade.

PRONUTRISENIOR (Capacitação de profissionais de saúde em nutrição na idade sénior: uma abordagem holística): Promovido pela professora Maria Daniela Vaz da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, tendo como parceiros nacionais a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Unidade de Saúde Familiar Nova Via, e como parceiros internacionais a Schoool of Health Sciences da Universidade da Islândia e a Oslo and Akerhus University College of Applied Sciences. Financiamento: ca. 330 mil euros.

Nutriscience: Promovido pelo Professor José Azevedo do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras, tendo como parceiros a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), a União das Misericórdias Portuguesas e a Universidade de Oslo. Financiamento: ca. 340 mil euros.

Assinatura FCNAUP_VitorHugoTeixeira_300x200

A FCNAUP foi representada por Vítor Hugo Teixeira.

NUTRITION UP 65 (Nutritional strategies facing an older demography): Promovido pela professora Teresa Amaral da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, tendo como parceiros a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, e o Institute for Cancer Research and Molecular Medicine, da Faculdade de Medicina do Instituto Norueguês de Tecnologia. Financiamento: ca. 440 mil euros.