A U.Porto compete já nos CNU's concentrados em Lisboa (17 a 24 de Abril).

Centenas de estudantes representam a U.Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários de mais de 50 modalidades.

É a principal competição do desporto universitário em Portugal e, este ano, vai voltar a contar com uma forte participação da Universidade do Porto. Estão aí à porta os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), competição para a qual a U.Porto entra com o objetivo de confirmar o estatuto de principal potência do desporto universitário em Portugal.

“Universidade do Porto”é o nome que os estudantes levam ao peito e com ele a vontade de ganhar e de serem melhores. “Representar a U.Porto é um orgulho enorme. A união e o espírito de grupo faz com que encaremos todos os jogos para ganhar e atingir as nossas metas, que passam por sermos campeãs”, afirma a estudante de Psicologia Isabel Góis, guarda-redes da equipa de Andebol feminino da U.Porto.

À semelhança das edições anteriores, são centenas os estudantes da Universidade do Porto que vão competir nos CNU’s em mais de 50 modalidades, e todos eles partilham do mesmo sentimento de orgulho. “Vestir a camisola da melhor universidade do país enche-me de orgulho e traz uma responsabilidade acrescida. Mas é uma responsabilidade boa que nos faz crescer e evoluir”, nota Diogo Calheiros, estudante da Faculdade de Engenharia e atleta de Ténis da U.Porto.

A U.Porto tem sido a grande dominadora do desporto universitário nacional nos últimos anos, como o comprovam as cinco conquistas consecutivas do Troféu Universitário de Clubes, destinado à instituição no primeiro lugar do Ranking da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Só em 2014/2015, os estudantes da U.Porto trouxeram para o Porto 191 medalhas (78 de ouro, 55 de prata e 58 bronze) em 57 provas dos Campeonatos Nacionais Universitários, número que constitui um recorde no historial da competição

Os números “pesam” mas supera-los constitui uma motivação extra para os atletas da Universidade. “Apesar de ser cada vez mais difícil elevar a fasquia, vamos lutar para que neste e nos próximos anos consigamos alcançar pela U.Porto o lugar mais alto do pódio”, projeta Ana Torres, estudante de Medicina Dentária e a grande dominadora nos CNU’s de Ténis de Mesa dos últimos anos.

Para potenciar a prestação dos atletas, a U.Porto disponibiliza uma estrutura de apoio em que se destaca o papel desempenhado pelos técnicos do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP). “Os estudantes da U.Porto têm o mérito de liderar o desporto universitário nacional e a Universidade, através do seu CDUP-UP, bem como das associações de estudantes, não deixará de os apoiar nos CNUs de 2016, numa política de valorização da prática desportiva na formação universitária”, projeta Fernando Remião, Pró-Reitor da U.Porto com o pelouro do desporto.

Andebol feminino, Rugby 7 masculino e feminino, Judo e Esgrima são as próximas equipas em competição.

Andebol feminino, Rugby 7s masculino e feminino, Judo e Esgrima são as próximas equipas em competição.

A decorrer na semana de 17 a 24 de abril, em Lisboa, as fases finais concentradas dos CNU’s constituem o momento alto da competição e, este ano, vão contar com a participação de mais de 2000 estudantes-atletas, provenientes de de 12 distritos e da Região Autónoma dos Açores. A Universidade do Porto estará presente com as equipas de Andebol feminino, Rugby 7s feminino e masculino, Judo, Esgrima, Taekwondo.

Os CNU’s prosseguem depois a 25 de abril, em Valbom, palco escolhido para acolher o CNU de Remo, organizado pela U.Porto. A fechar o mês, de 27 a 29, a cidade da Covilhã recebe o CNU de Ténis

As equipas da U.Porto estão a preparar-se para estas e outras competições que se realizam até ao final do ano letivo. Neste momento estão a decorrer os treinos de preparação de Andebol, Taekwondo, Judo, Futebol 7 feminino e masculino, Rugby 7s feminino e masculino, Rugby 7s Iniciação, Voleibol de Praia e Ténis de Mesa.

Os horários de treinos estão disponíveis no site do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) e são abertos a todos os estudantes da Universidade.