Manuel Sobrinho Simões, António Silva Tiago e Luís Portela assinaram o protocolo que prevê a criação do LABS-Maia. (Foto: DR)

Desafiar os jovens a participar em atividades ligadas à ciencia, em especial à prevenção, rastreio e diagnóstico do cancro, é um dos pilares do Laboratório Aberto de Biologia e Saúde da Maia (LABS – Maia). O projeto, lançado pela Câmara Municipal da Maia, conta com o apoio do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e da farmacêutica Bial.

Trata-se de um novo laboratório, pensado para os alunos do concelho – desde o pré-escolar, até ao básico e secundário – de forma a complementar o ensino das ciências nas escolas, com atividades experimentais. O laboratório está integrado no projeto “Maia, crescer com Ciência” e estará instalado, a partir de setembro, no espaço municipal Quinta da Gruta. O município fica responsável por apoiar o LABS-Maia com 50 mil euros por ano, estando os equipamentos e a direção científica a cargo dos outros parceiros: IPATIMUP e Bial.

Focadas nas áreas de biologia e saúde, as atividades contam com o know-how dos investigadores envolvidos do IPATIMUP. O objetivo é informar os mais jovens sobre doenças como a diabetes e o cancro, ensinando-lhes, de forma dinâmica, bons hábitos na alimentação e outras rotinas importantes para o rastreio, diagnóstico e prevenção.

Luís Cirnes, investigador do IPATIMUP e responsável pela direção científica do novo LABS-Maia realça a importância deste projeto para estimular, através de métodos e técnicas experimentais, a curiosidade dos mais jovens pela ciência. “A realidade dos diferentes níveis de ensino mostra que a educação científica e tecnológica está desligada da atividade científica e que os professores e educadores raramente têm a oportunidade consistente e continuada de uma abordagem experimental nas áreas curriculares da ciência e tecnologia”, salienta.

O protocolo entre as três entidades foi assinado este mês, na Câmara Municipal da Maia. Na sessão estiveram presentes Manuel Sobrinho Simões, Presidente do IPATIMUP, António Silva Tiago, Presidente da autarquia e Luís Portela, Presidente não executivo da Bial.