Protocolo FMUP e Obras Sociais Irmã DulceA Universidade do Porto, através da Faculdade de Medicina (FMUP), e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID, Brasil), formalizaram recentemente um acordo de cooperação, tendo em vista a instalação de uma faculdade de medicina na cidade de Salvador (Bahia).

No âmbito desta colaboração, a U.Porto e a OSID comprometem-se a trabalhar em conjunto num número alargado de domínios, nomeadamente o intercâmbio de profissionais na área da saúde, o apoio na criação de cursos de pós-graduação, a organização de seminários, encontros e outros eventos, ou a permuta de informações e comunicação de interesse comum.

Todas as ações inseridas neste protocolo – que tem a duração prevista de 5 anos – serão asseguradas e coordenadas pelas duas instituições. Na U.Porto, esse papel caberá a Henrique Almeida, Professor Associado do Departamento de Biologia Experimental e Diretor do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP.

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar no passado dia 12 de novembro, no edifício da Reitoria, e contou com a presença do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, da Diretora da FMUP, Maria Amélia Ferreira, da Superintendente das OSID, Maria Rita Lopes, e do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho.