Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) vai avançar, em 2019, com a criação de dois novos cursos de Mestrado nas áreas de Matemática e Português. A supervisão científica e pedagógica de ambas as formações vai ser assegurada pela Universidade do Porto.

A colaboração entre as duas universidades foi formalizada esta quinta-feira (26 de abril), numa cerimónia de assinatura que contou com a presença dos reitores da UNTL e da U.Porto, dos diretores da Faculdade de Letras (FLUP) e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e da Vice-Ministra da Educação e Cultura de Timor-Leste, Lurdes Bessa. O objetivo destes acordos passa por “contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior em Timor-Leste e consolidação da língua portuguesa como instrumento de aquisição e acesso ao conhecimento, de identidade e de soberania”.

Os Mestrados em Ensino de Português no Contexto de Timor-Leste e em Matemática para Professores vão arrancar já no próximo ano letivo. A maioria do corpo docente será da responsabilidade da UNTL, cabendo à U.Porto prestar apoio in loco com codocência e aulas de professores visitantes. Os diretores dos cursos vão ser designados pela UNTL e os diretores-adjuntos pela U.Porto.

Os cursos serão adaptados à realidade de Timor-Leste, mas a componente curricular deverá ter equivalência em relação aos curso equivalentes da U.Porto (Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira da FLUP e Mestrado em Matemática para Professores da FCUP).

Sobre a UNTL

A Universidade Nacional Timor Lorosa’e foi criada em novembro de 2000, pouco antes da independência de Timor-Leste, para “responder aos desafios e requisitos de formação dos recursos humanos” do país. Com nove faculdades, mais de dez mil estudantes e 48 cursos diferentes, trata-se de uma universidade de referência em Timor, com a qual a Universidade do Porto vem mantendo uma relação de cooperação há vários anos.

Em 2016, a U.Porto doou mais de três mil publicações e equipamentos desportivos à UNTL. No mesmo ano, vários docentes da UNTL concluíram os seus estudos no Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).