Novo mestrado internacional em Saúde Pública dos Balcãs coloca em prática a abordagem “One Health”, combinando conceitos de saúde humana e animal.

Com a graduação dos primeiros estudantes do mestrado internacional “One Health” da Universidade de Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) e da Universidade “Hasan Pristina” (Kosovo), o projeto europeu “Public Health in the Western Balkans-Improvement in the field of Public Health and development of a ‘One Health’ educational and scientific architecture in Western Balkan Countries” deu por encerrada as suas atividades com os principais objetivos cumpridos.

Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa TEMPUS, o projeto “1HEALTH” teve como objetivo promover a melhoria da formação existentes nos países dos Balcãs na área da Saúde Pública, através do desenvolvimento de um programa de mestrado em torno da abordagem One Health (ou Saúde Única).

A Universidade do Porto, através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi uma das sete universidades europeias que fizeram parte do consórcio responsável por este projeto. Coordenado pela Universita degli Studi di Milano (Itália), o consórcio contou ainda com a participação das universidades de Barcelona (Espanha), de Ljubljana (Eslovénia), de Sarajevo e de Sarajevo Leste (Bósnia Herzegovina) e a Universidade “Hasan Pristina” do Kosovo e o apoio da  Agência de Educação Superior da Bósnia Herzegovina, Agência de Acreditação do Kosovo e World University Service (WUS) da Áustria.

Docentes do ICBAS participaram na elaboração do currículo e na preparação de corpo docente das universidades balcânicas.

Tendo por base um estudo prévio que fez o levantamento das necessidades nacionais e regionais do mercado de trabalho e da economia nas áreas da Saúde Pública nos países dos Balcãs Ocidentais, as instituições participantes neste projeto colaboraram na criação do currículo e na preparação do corpo docente deste mestrado, inovador a nível mundial pela sua multidisciplinariedade, que envolve as várias ciências da saúde humana e animal.

A colaboração da U.Porto neste projeto passou precisamente pela participação de professores do ICBAS na construção dos currículos, lecionação de diversas disciplinas em Sarajevo e em Pristina e pela revisão das teses finais elaboradas pelos alunos. O ICBAS também participou na capacitação de pessoal docente das universidades balcânicas, através de visitas de professores às universidades parceiras, tendo a Universidade do Porto acolhido nas suas instalações docentes da Universidade de Sarajevo Leste.

A participação do ICBAS  neste consórcio justifica-se pelo facto de estar particularmente bem posicionado nesta área de estudo, visto contar na sua orgânica com especialistas das áreas de saúde humana e veterinária – uma combinação rara em universidades do mundo inteiro –, o que facilita o contacto e intersecção entre as áreas do saber que se encontram na base do conceito “One Health”.