Os acordos celebrados com as faculdades de Ciências e de Farmácia da U.Porto foram assinados no edifício da Reitoria, na presença dos reitores António de Sousa Pereira (U.Porto) e Judite Nascimento (Uni-CV)

A Universidade do Porto e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) assinaram na passada quarta-feira, dia 10 de julho, um conjunto de acordos que têm como objetivo reforçar a ligação entre as duas instituições ao nível da cooperação científica e académica em diversas áreas do conhecimento.

Tendo como base o acordo geral assinado pelas duas universidade em junho de 2018, e que previa já o estabelecimento de “uma cooperação académica, científica e cultural em todos os campos de interesse comum”, os novos acordos vêm reafirmar e alargar essa colaboração a novos domínios.

“Além de áreas que já temos protocoladas e em andamento, como sejam as várias áreas de formação de professores, vitais para o desenvolvimento educativo de Cabo Verde, ou das Ciências Agrárias, a cooperação foi agora alargada institucionalmente às áreas da Farmácia, da Física e Química, da Engenharia Informática e da Multimédia”, explica Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro das Relações Internacionais.

No total, foram agora celebradas cinco adendas ao protocolo original, ao abrigo das quais as duas universidades acordam desenvolver parcerias no âmbito dos cursos de mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, Educação Médica e Físico-Química, e dos mestrados em Engenharia Informática e em Tecnologia Multimédia da Uni-CV, com a colaboração das faculdades de Ciências (FCUP), Engenharia (FEUP), Farmácia (FFUP) e Medicina (FMUP) da U.Porto. Para o efeito, esta “compromete-se a permitir a deslocação dos seus docentes e investigadores para colaborarem nas atividades promovidas pela Uni-CV”.

“Já temos alguns docentes da U.Porto a cooperar diretamente com colegas da UniCV, temos investigadores de Cabo Verde a trabalhar na U.Porto e vamos colaborar no desenho curricular de vários Mestrados Integrados e Mestrados autónomos nas áreas acima referidas. No âmbito do programa Erasmus+, na ação 1 (International Credit Mobility) temos aprovadas várias bolsas de e para Cabo Verde e estamos a preparar um projeto de Capacity Building nas áreas da Internacionalização e do Reconhecimento Académico”, esclarece Maria de Lurdes Correia Fernandes.

De acordo com a vice-reitora, os acordos agora assinados têm “muita importância”, desde logo porque “entre os estudantes internacionais da U.Porto, a comunidade estudantil cabo-verdiana é a maior depois da brasileira. Por outro lado “existem já práticas de cooperação pontual que pretendemos reforçar e alargar, que existem áreas de formação e investigação que, em colaboração, poderão facultar desenvolvimentos científicos relevantes em diversas áreas, de interesse para ambas universidades”.

Plasmar o sucesso da cooperação com Cabo Verde para os restantes países africanos de língua portuguesa é outro dos objetivos no horizonte da U.Porto. “Existem esforços nesse sentido, alguns já concretizados (por exemplo, na área da Biodiversidade, especialmente através do CIBIO, em Angola) e vamos aprofundar as possibilidades de cooperação com algumas universidades de Moçambique”.