mundoDemonstrações de capoeira, atividades para crianças e uma degustação de gastronomia da Guiné Bissau. Na manhã de sábado, dia 25 de julho, estas são algumas das ações que vão levar  “Um Sorriso para o Mundo” aos espaços da Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), uma iniciativa organizada por diversas ONG’s da cidade do Porto e apoiada pela Universidade do Porto, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância dos temas do Ano Europeu do Desenvolvimento 2015.

A partir das 10h00, todos estão convidados a passar junto ao edifício da Reitoria da U.Porto para conhecer o trabalho desenvolvido por diversas organizações de caráter social do Grande Porto. Tudo isto  entre uma venda de livros infantis promovida pelos Leigos para o Desenvolvimento, demonstrações de Danças cubanas, capoeira e cantares dos países de leste, a cargo da Associação para o Diálogo Multicultural (ADM) ou um teatro com crianças organizado pela Helpo.

Antes de rumar à mostra gastronómica promovida pelo Associação dos Guineenses do Porto, os participantes podem ainda apreciar um expositor sobre motivações preparado pela Alma Mater Artis ou visitar as bancas informativas de organismos como a Mundo a Sorrir, a Engenho&Obra ou a Na Rota dos Povos.

Com esta ação de rua, que conta com o apoio da EM Porto Lazer e da Reitoria da Universidade do Porto, procura-se então “alertar, sensibilizar e consciencializar a população para a importância dos temas do  Ano Europeu para o Desenvolvimento  que se assinala em 2015″.

Em comunicado, a organização do evento lembra que “2015 é o primeiro Ano Europeu consagrado à ação externa da União Europeia e ao papel da Europa no mundo”, constituindo por isso “uma oportunidade única para mostrar o empenho da Europa na erradicação da pobreza à escala mundial e motivar mais europeus a implicar-se e a participar no desenvolvimento”.