Ajudar atletas a melhorar a performance desportiva é apenas uma das vertentes de trabalho do LABIOMEP

Vai ser inaugurado na próxima sexta-feira, dia 7 de dezembro, às 17h30, inaugurado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto o novo LABIOMEP – Laboratório de Biomecânica do Porto, resultado de um investimento de 1,7 milhões de euros que o transformará num dos três melhores laboratórios de Biomecânica da Europa no que toca a equipamentos e tecnologias de ponta.

O principal objetivo do LABIOMEP é o estudo do movimento biológico, desde o movimento do batimento cardíaco para a conceção de próteses até ao movimento de atletas para melhoria da performance desportiva. Por esta altura, as equipas de investigação estão envolvidas em projetos como incontinência urinária das mulheres pós-parto, desenvolvimento de nova geração de próteses auditivas ou desenvolvimento de próteses de articulações em aço e titânio.

O LABIOMEP envolve 29 investigadores de seis faculdades – Ciências, Desporto, Engenharia, Medicina, Medicina Dentária e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – e de dois centros de investigação – o Instituto de Engenharia Mecânica e o INEGI – Instituto de Engenharia e Gestão Industrial – da Universidade do Porto.  O centro conta ainda com cerca de 20 bolseiros de investigação a desenvolver projetos a longo prazo.

Nos dois anos já decorridos de execução do projeto LABIOMEP, foram publicados quatro livros, 95 abstracts e papers em conferências, 52 artigos em revistas científicas, 12 teses de mestrado e cinco teses de doutoramento.

O LABIOMEP foi financiado em 70%, 1,2 milhões de euros, pelo ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013) do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Quatro dias para celebrar

Como forma de assinalar a inauguração do LABIOMEP, a U.Porto promove, já a partir desta quarta-feira, 5 de dezembro, um conjunto alargado de workshops, conferências, seminários e outras ações que servirão para apresentar a nova estrutura à comunidade. Do programa de iniciativas destaca-se o seminário internacional que, no próximo sábado, dia 8 de dezembro, vai debater “O futuro da Biomecânicas: Indústria, Clínica e Desporto”. Esta seminário terá lugar no Auditório do CIM-FMUP e insere-se no âmbito da BioDental 2012 – II International Conference on Biodental Engineering.