A Porto Business School, escola de negócios da Universidade do Porto, acolhe no próximo dia 27 de junho, o Simpósio anual do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), este ano dedicado ao tema “Building the fabric of our digital world” (“Construindo as bases do nosso mundo digital”, em tradução livre).

Neste simpósio serão revelados e discutidos os desenvolvimentos tecnológicos chave que estão a dar forma ao mundo digital contemporâneo e futuro, em diálogo com a comunidade do CMU Portugal. Os temas focados incluem a robótica, sensores e comunicações avançadas, ciência de dados, tecnologias da língua, e outros desenvolvimentos de relevo com aplicação em várias áreas essenciais como a saúde, as cidades e a indústria, em conjunto com o seu impacto nas pessoas, organizações privadas e públicas, políticas públicas e sociedade em geral.

A iniciativa vai contar com a presença de representantes das instituições portuguesas de ensino superior e de investigação, e da Carnegie Mellon University (CMU), bem como o Presidente da FCT, Paulo Ferrão, o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, o Diretor Executivo da Novabase Corporate, Rogério Carapuça, o Dean da Escola de Engenharia de CMU, James Garret, e o Vice Provost para a Estratégia e Programas Internacionais de CMU, Jimmy Hsia, membros do Conselho de Administração do Programa.

Confirmadas estão também as presenças de vários docentes, investigadores, estudantes e empreendedores, que vão apresentar alguns dos resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito das iniciativas impulsionadas pelo Programa.

Segundo João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal, “o objetivo do simpósio é trazer a debate os grandes desafios e oportunidades que se apresentam às nossas sociedades na construção do que é e do que será o nosso mundo digital”. O Diretor do Programa CMU Portugal em CMU, José Manuel Fonseca de Moura, destaca que “este evento vai também permitir mostrar os contributos positivos que o Programa tem dado para essa construção ao longo dos últimos anos”.

O simpósio de um dia incluirá seis painéis, que da parte da manhã se debruçarão sobre “Construção de conhecimento e talento” e “Construção de tecnologias e negócios”, e da parte da tarde sobre “Humanos e máquinas”, “Sensores e redes”, “O nosso mundo dominado pelos dados”, e “Gestão e Políticas Públicas”. Em paralelo, serão demonstradas tecnologias desenvolvidas nos projetos em curso no âmbito do Programa, e apresentados posters com os principais resultados desses projetos.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia em http://symposium2017.cmuportugal.org/.