Elísio Costa, coordenador do Porto4Ageing e professor da FFUP, será o representante a U.Porto nesta reunião.

A Universidade do Porto vai acolher pela primeira vez a reunião de um dos Grupos de Ação da União Europeia na área do Envelhecimento Ativo e Saudável. Através do Porto4Ageing – centro de excelência coordenado e promovido pela Universidade e a Câmara Municipal do Porto –, a Reitoria da U.Porto vai receber no dia 23 de junho especialistas de toda a Europa que compõem este Grupo de Ação dedicado à Adesão Terapêutica.

Face ao aumento da esperança média de vida e ao crescente envelhecimento da população, a União Europeia colocou o envelhecimento ativo e saudável nas linhas de investigação científica prioritárias da União Europeia, criando a European Innovation Partnership in Active and Healthy Ageing como forma de fomentar o desenvolvimento de novos serviços e estruturas para este setor.

Foi no âmbito desta iniciativa que o Porto4Ageing candidatou – e alcançou – a classificação da Área Metropolitana do Porto como um dos 74 Sítios de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável da União Europeia.

Para lidar com esta realidade foram criados seis grupos de ação dedicados a questões específicas como a prevenção de quedas, a fragilidade e o declínio funcional, cuidados integrados, soluções de vida independente e ambientes amigos dos idosos. A adesão a medicamentos e a planos terapêuticos determinados por médicos é precisamente o primeiro destes grupos de ação, por ser considerado como uma condição básica para o envelhecimento ativo e saudável.

São os líderes deste grupo de ação que se vão reunir na Reitoria da Universidade do Porto para discutir os meios e recursos necessários para atingir os objetivos do grupo – melhorar a qualidade de vida e os resultados de saúde de pessoas idosas que vivem com condições crónicas em pelo menos 30 regiões da União Europeia – e demonstrar e definir as realizações atuais e futuras nesta área.

A reunião será, por isso, dedicada à apresentação de boas práticas e histórias de sucesso em todas as regiões participantes, assim como à definição de formas de colaboração e de atividades científicas conjuntas. O Porto será representado por Elísio Costa, coordenador do Porto4Ageing e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.