Em 2017/2018, ingressaram na U.Porto 382 estudantes ao abrigo do Concurso Especial para Estudantes Internacionais. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Encontra-se aberta – de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018 – a primeira fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2018/2019, iniciativa que serve de “porta de entrada” na U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Ao todo são 567 vagas exclusivas que a U.Porto tem reservadas para estudantes internacionais no próximo ano letivo, superando as 412 disponibilizadas – das quais foram preenchidas 382 – em 2017/2018. As vagas abrangem 48 dos 52 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da Universidade do Porto.

Para esta primeira fase do concurso foram disponibilizadas 379 vagas, estando as restantes distribuídas pelas restantes duas fases, a decorrer de 2 de fevereiro a 30 de abril (2.ª fase) e de 2 de maio a 18 de julho (3.ª fase).  A Faculdade de Economia aplica apenas a 1.ª fase do calendário único, enquanto que a Faculdade de Desporto abrirá igualmente uma só fase de candidaturas, a decorrer entre maio e julho de 2018.

Os candidatos devem satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto. A candidatura deve ser apresentada através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos necessários.

As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 5 a 21 de fevereiro, data em que devem ser publicados os resultados provisórios. A afixação dos resultados definitivos está prevista para 14 de março (ver calendário completo).

Entre as faculdades que mais vagas disponibilizam no âmbito do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2018/2019 destaca-se a Faculdade de Engenharia (172), seguida das faculdades de Letras (104), Ciências (83), Economia (70), Psicologia e Ciências da Educação (34), Desporto (25), Direito (22), Belas Artes (16), Ciências da Nutrição e Alimentação (14), Arquitectura (10), Farmácia (10) e, pela primeira vez, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (7). As faculdades de Medicina e Medicina Dentária não disponibilizam vagas para este concurso.

No que toca às propinas, o valor anual aplicado aos estudantes com EEI – definido por cada escola/faculdade da U.Porto de acordo com o custo real do ciclo de estudos – que vão frequentar os cursos de 1º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da U.Porto varia entre os 3.000 euros e os 6.000 euros (ver valores por curso). Atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 50% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Este concurso especial surge no seguimento do esforço que a U.Porto vem fazendo ao longo dos últimos anos, no sentido de criar condições que facilitem o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

Com esta iniciativa, a U.Porto reforça também a aposta na internacionalização do seu ensino, a mesma que, de ano para ano, se traduz no crescente número de estudantes internacionais que procuram as faculdades da Universidade para realizar um curso completo ou para cumprir um período de mobilidade académica. Só no primeiro semestre do ano letivo 2017/2018, a U.Porto acolhe um número recorde de 1452 estudantes ao abrigo de programas de mobilidade internacional, aos quais se juntam os cerca de 2.000 estudantes estrangeiros de grau que estão já na universidade a realizar um curso completo. Até ao final do ano letivo, a U.Porto espera acolher no total mais de 4.000 estudantes e investigadores internacionais, o que representa já cerca de 14% do número total de estudantes da instituição.

Mais informações (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.) aqui ou na área “Internacional” do website da Universidade do Porto.