Jorge Ferreira é o número 1 do Ranking Nacional de Xadrez.

Jorge Viterbo Ferreira é o número 1 do Ranking Nacional de Xadrez.(Foto: CDUP-UP)

Os estudantes da Universidade do Porto Jorge Viterbo Ferreira (FLUP), Lucas Silva (FCUP) e Henish Balu (FCUP), estão a caminho de Yerevan, Arménia, para disputar o 1.º Campeonato Europeu Universitário de Xadrez.

Sendo este o primeiro europeu da modalidade, “não temos perceção do que nos espera mas sabemos de antemão que a Arménia é uma antiga grande potência do Xadrez”, explica Vitorino Dias Ferreira, treinador que acompanha a equipa. Ainda assim o responsável garante que “os atletas realizaram treinos coletivos e específicos e estão bastante motivados”.

Jorge Ferreira, número 1 do ranking nacional português de Xadrez e já Mestre Internacional, “é um atleta de destaque da U.Porto”, sublinha o treinador. O estudante de Filosofia da U.Porto alcançou recentemente (agosto) a Primeira Norma para atingir o título de Grande Mestre, o mais alto concedido pela Federação Internacional de Xadrez. O estudante conta no currículo com duas participações nas Olimpíadas em 2012 e 2014, e uma nas Universíadas de Verão em 2013.

Lucas Silva também já não é um estreante nestes palcos internacionais. O atleta da U.Porto já conquistou 2 medalhas de ouro e uma de bronze ao serviço da U.Porto e participou em 2012 no Campeonato do Mundo Universitário de Xadrez, em Guimarães.

Henish Balu sagrou-se este ano Campeão Nacional Universitário em rápidas por equipas pela Universidade do Porto e participa pela primeira vez numa competição internacional universitária.
A competição termina a 11 de outubro e os resultados podem ser seguidos na página de facebook do Centro de Desporto da U.Porto em Facebook/DesportoUPorto.