Cada utilizador da U-Bike deverá percorrer um mínimo de 10 quilómetros por dia de bicicleta, durante 6 a 12 meses. (Foto: DR)

São 220 bicicletas elétricas e 45 bicicletas convencionais e vão chegar à Universidade do Porto a partir do ano letivo 2017/2018, para uso regular e gratuito de toda a comunidade académica.

A U.Porto foi uma das 15 instituições de ensino superior nacionais que viu aprovada a sua candidatura ao Projeto U-bike Portugal, uma iniciativa nacional que visa incentivar a mobilidade ciclável entre os estudantes universitários.

A Universidade do Porto, através do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), vai disponibilizar as bicicletas à comunidade académica, através de uma candidatura online que irá abrir no próximo dia 16 de abril.

As bicicletas serão entregues no inicio do ano letivo 2017/2018 e todos os candidatos que as adquirirem terão mesmo de dar ao pedal. O regime de utilização será entre 6 a 12 meses em que cada utilizador deverá percorrer no mínimo 10km/dia de bicicleta.

Com financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), o Projeto U-bike Portugal pretende que, até ao ano de 2018, sejam percorridos de bicicleta mais de 2 milhões e quatrocentos mil quilómetros, resultando numa poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO2.

As 15 instituições aprovadas  vão adquirir um total de 3.234 bicicletas, 2.096 elétricas e 1.138 convencionais, correspondendo a um investimento total de mais de seis milhões de euros e à atribuição de um valor de Fundo de Coesão de cerca de 4,7 milhões de euros.