Siza Vieira

Siza Vieira volta a vestir a pele de docente da FAUP depois de ali ter dado a sua última aula em outubro de 2003. (Foto: Egídio Santos)

Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e Rafael Moneo são os três arquitetos premiados com o Prémio Pritzker, o mais alto galardão mundial da Arquitetura, que farão parte do corpo docente do curso internacional em Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura (EAPA) que a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) irá oferecer a partir de outubro de 2014.

O curso terá ainda entre os seus professores outros grandes nomes da arquitetura nacional e internacional como Georgio Grassi (que conjuntamente com Aldo Rossi é a principal figura de La Tendenza italiana), Alexandre Alves Costa (Prémio AICA / MC 2008, Professor Emérito da Universidade do Porto), Luca Orteli (Diretor do IA, Institut d’architecture et de la ville da EPFL – Escola Politécnica de Lausanne), Adalberto Dias (Arquiteto e Docente da FAUP e professor convidado em Lausanne, Veneza, Milão, Nápoles), Francesco dal Co (Editor da Revista Casabella), Luis Fernández-Galiano (Editor da Revista ArquitecturaViva) e Nicola di Battista (Editor da Revista Domus), entre outros.

O EAPA pretende explorar os desafios contemporâneos colocados pela emergência de novas tecnologias e configurações instrumentais, e pelas profundas transformações em curso nos processos de encomenda e agentes implicados. Procurar-se-á também pensar novas estratégias para a intervenção nos tecidos urbanos e seus patrimónios edificados e construir novos olhares sobre o exercício conceptual do projeto e da Arquitetura.

Na génese do curso está também o objetivo de dar resposta de qualidade às crescentes solicitações do mercado de trabalho no sentido da formação de técnicos particularmente habilitados numa área de crescente exigência na integração e coordenação de conhecimentos disciplinares diversos. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar a multiplicação de oportunidades para uma relação mais estreita e profícua entre a Universidade e as instituições nacionais e internacionais, públicas ou privadas que, no exterior, têm por objetivo e missão intervir nesta área de problemas.

O curso estruturar-se-á a partir de duas unidades curriculares — Projeto de Arquitetura (Eduardo Souto Moura) e Construção e Estruturas (José Gigante e Carlos Prata) — com as quais se articulam três outras que abordam âmbitos de formação teórica e histórica — História da Arquitetura (Alexandre Alves Costa), Teoria da Arquitetura Contemporânea, Urbanística (Nuno Grande). Um conjunto de outras três unidades curriculares — Desenho (Armando Ferraz), Fotografia de Arquitetura (Luís Ferreira Alves) e Cinema e Arquitetura (Manuel Graça Dias e Luís Urbano) — abordam aspetos conceptuais e instrumentais de processos de conceptualização e representação sob óticas alargadas e transversais.

A coordenação do curso será assegurada pelos Arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Carlos Guimarães, e o programa prevê a realização de Master Classes e Seminários com a presença de personalidades com reconhecimento internacional que marcarão diversos momentos do curso.

O Curso de Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura realizar-se-á de outubro de 2014 a março de 2015, nas instalações da FAUP.