Jamail Larkins formou uma joint venture com apenas 22 anos (foto: FORBES)

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber, no próximo dia 17 de março, Jamail Larkins, um jovem empresário norte-americano recentemente considerado pela revista FORBES como personalidade em ascensão na categoria “abaixo dos 30 anos”, pelas suas contribuições no setor da energia e da aeronáutica. Este é o resultado de uma iniciativa conjunta do Núcleo de Aeronáutica, Aeroespacial e Modelismo (NAAM) e da FEUP, e de um convite da Embaixada dos EUA em Lisboa.

Descendente de famílias humildes, Larkins começou a voar aos 12 anos, pagando as aulas com o dinheiro conseguido através da venda de manuais de instrução de aviação e de equipamentos que apresentava em exposições e feiras. Em 2006, com apenas 22 anos, formou uma joint venture em conjunto com um corretor bolsista, com o objetivo de vender aeronaves da aviação geral. Atualmente, a sua empresa Ascension Air tem uma receita anual de 8 milhões de dólares e afirmou-se como distribuidor líder regional para a Cirrus Aircraft, o fabricante líder de aviões movidos a motores de explosão. Contudo, tendo estes aviões um custo unitário de cerca de 850 mil dólares e dado que a maioria dos pilotos voa apenas quatro a cinco dias por mês, Larkins defende uma abordagem de gestão inovadora: vender a propriedade fracionada. “Eu quero tornar-me no NetJets de aeronaves com motores de explosão”, defende o empreendedor.

Pelas 18h30 Jamail Larkins irá proferir uma palestra, aberta à participação de todos os interessados, intitulada “Airline Entrepreneur Jamail Larkins”. Esta apresentação pretende não só dar a conhecer o modelo de negócio proposto pelo orador, como deixar um importante testemunho de como é possível, através de muito trabalho, mas também com espírito empreendedor, construir, do nada, um pequeno e promissor império empresarial.

A palestra de Jamail Larkins será antecedida por uma visita ao Gabinete de Desenvolvimento de Produto do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), com contactos com empresas incubadas no UPTEC, e a Laboratórios da FEUP que desenvolvem projetos relacionados com a indústria aeronáutica.

A entrada é livre e gratuita.

Veja aqui o vídeo que lhe dá a conhecer um pouco mais sobre Jamail Larkins.