Os desenhos de J. Jorge Marques dialogam com as circunstâncias conceptuais, materiais, e percetivas que determinaram o seu processo.

J. Jorge Marques, artista plástico e docente do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), apresenta os seus mais recentes trabalhos na exposição “Todas as Formas”, a inaugurar no dia 5 de maio, sábado, pelas 17h00, na Casa-Museu Abel Salazar (CMAS).

Enquanto docente, investigador e colaborador do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS), J. Jorge Marques tem-se debruçado sobre o entendimento das questões implicadas nos processos do desenho e como estes se podem tornar um meio viável do pensamento e conceção do desenho.

As séries apresentadas nesta exposição são o resultado da observação e da memória de algumas formas arquitetónicas e geometrias simples, empíricas como cantos, vértices ou esquinas; espaços vazios, sem fundo, sombras; a profundidade do céu e do infinito; a tridimensionalidade das formas ou o que de mais plano as delimita. Estas formas, agora desenhos, às vezes pinturas, convocam na corporalidade do traço ou na imaginação material, uma possibilidade de pensar as coisas.

A exposição ficará patente ao público até dia 9 de junho. A entrada é livre.