FEP-U.Porto International Case Competition (FEP-U.PORTO ICC 2016, Thammasat University

A equipa da Thammasat University – Business School foi a grande vencedora da FEP-U.Porto ICC 2016. (Foto: FEP)

A equipa da Thammasat University – Business School (Tailândia)  venceu a segunda edição da FEP-U.Porto International Case Competition (FEP-U.PORTO ICC 2016), a única competição de resolução de casos de negócio em Portugal, realizada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) entre os dias 17 e 21 de outubro.

A final, disputada no Salão Nobre da FEP, contou com a participação de algumas das melhores universidades e business schools de todo o mundo. Para além da equipa vencedora, participaram também a University of Hong Kong (2º lugar) e a University of Belgrade (3º lugar), que foram apuradas entre as doze equipas em competição, provenientes de quatro continentes.

lançamento do caso

O caso de estudo sobre a estratégia de investimento da Sonae IM foi apresentado ao vivo pelo Diretor Executivo da empresa, Eduardo Piedade. (Foto: FEP)

Como elemento diferenciador das competições existentes, a FEP-U.Porto ICC 2016 adotou o formato Live Case. No dia 19 de outubro, o caso de estudo sobre a estratégia de investimento da Sonae IM foi apresentado ao vivo pelo Diretor Executivo da empresa, Eduardo Piedade. Após um período de perguntas ao gestor da Sonae IM, as equipas tiveram 34 horas para resolver o caso, sem qualquer contacto com o exterior.

Um dia antes, as equipas apresentaram na FEP as suas recomendações para o Warm-up case sobre a estratégia ScaleUp Porto, lançado com a colaboração da Câmara Municipal do Porto. “Os principais pontos e estratégias apresentadas pelas equipas estiveram focados na forma como a cidade pode ajudar ao desenvolvimento e acompanhamento das startups, atrair e fixar talento no Porto e enraizar as grandes oportunidades que o mercado oferece, com vista a combater a dificuldade que ainda existe em perceber como evoluir em termos de negócio na região”, descreveu a CMP, em notícia publicada no seu portal.

FEP-U.Porto International Case Competition (FEP-U.PORTO ICC 2016, McGill University

A equipa da McGill University’s Desautels Faculty of Management venceu o warm-up case. (Foto: FEP)

A equipa vencedora deste desafio foi a McGill University’s Desautels Faculty of Management. Como prémio, foi convidada a regressar ao Porto em maio, para participar no projeto “Startup, Scale Up Porto”, ficando a cargo da CMP as despesas de deslocação da equipa e outros encargos.

Recorde-se que, pela primeira vez, a FEP-U.Porto ICC foi aberta a todos os estudantes de licenciatura da Universidade do Porto, numa competição paralela (FEP.UPorto Local Competition), tendo as 20 equipas inscritas recebido o caso por e-mail no momento em que este foi lançado ao vivo.

As cinco melhores equipas – três equipas da FEP e duas da FEUP – foram anunciadas na final da competição e terão a oportunidade de apresentar as suas recomendações perante um júri composto por representantes da empresas patrocinadoras da competição – Deloitte, EDP, Grupo JAP, Li & Fung, Lidl, McKinsey & Company, Sonae IM, Nos e Câmara Municipal do Porto – no próximo sábado, 29 de outubro. A melhor equipa da FEP.UPorto Local Competition ganhará um estágio de Verão remunerado na SONAE IM.

A reportagem da TVU sobre a FEP-U.Porto ICC 2016 está disponível aqui.