(foto: Flickr, CCDRC)

Desde o Paleolítico que o Homem tira partido das caracrterísticas acústicas das grutas para os seus rituais (foto: Flickr, CCDRC)

Joana Isabel Vieira de Sousa concluiu recentemente o Mestrado Integrado em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e viu a sua tese de dissertação distinguida como tema de capa na publicação espanhola ‘Revista de Acústica’.

Intitulado “Caracterização acústica de grutas turísticas – estudo de casos. As grutas das Serras de Aire e Candeeiros”, o trabalho da antiga estudante da FEUP caracteriza a nível acústico três grutas das referidas serras portuguesas, atualmente utilizadas para fins turísticos e eventos musicais. Ao longo do projeto foram feitas medições dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente, que contou com a orientação do docente do Departamento de Engenharia Civil António Pedro Oliveira de Carvalho e com o apoio do Laboratório da Acústica e do seu responsável técnico, António Costa.

O trabalho fruto da tese de mestrado havia já sido já galardoado pela Sociedade Portuguesa de Acústica com um dos seus prémios bienais e foi apresentado em outubro num congresso internacional em Múrcia.

Pode consultar a publicação espanhola aqui e aceder ao artigo em aqui.