Janela Inteligente (FEUP)

A “Janela Inteligente” é uma das tecnologias “made in U.Porto” que serão apresentadas Green Business Week 2016. (Foto: DR)

A Universidade do Porto vai estar presente no grande evento da edição 2016 da Green Business Week, que terá lugar entre os dias 1 e 3 de março no Centro de Congressos de Lisboa.

Durante os três dias de exposição, os visitantes poderão percorrer o Espaço CI&DI – Ciência Investigação, Desenvolvimento e Inovação – onde serão comunicadas as atividades de I&D realizadas na U.Porto nas áreas temáticas do evento. No Espaço U.Porto estarão presentes grupos de investigação das Faculdades de Arquitetura, Ciências, Ciências da Nutrição e Engenharia (com dois protótipos), bem como do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da U.Porto (CEAU), INESC TEC e CIIMAR.

A Universidade do Porto, enquanto entidade preocupada com as tecnologias verdes e com trabalhos promissores nesse sentido, será também representada por cinco empresas da U.Porto – Addvolt, Casas em Movimento, InnovCat, Noocity e WiseCrop – que irão expor os seus mais recentes projetos relacionados com a temática.

Também as tecnologias “Janela Inteligente”, do investigador José Cavalheiro, e “Dispositivo para a movimentação de veículos” do investigador Joaquim Gabriel Mendes, ambos da Faculdade de Engenharia, vão ter lugar reservado no espaço da U.Porto.

A Janela Inteligente é, como o próprio nome indica, uma janela (que pode ser utilizada também como portada ou claraboia) que permite um grande aproveitamento da energia solar, regulando de forma gradual a intensidade de luz que entra num edifício. Esse processo é feito através da capacidade de absorção de energia solar por um filme líquido. Já o “Dispositivo para a movimentação de veículos” consiste num inovador sistema de movimentação que se baseia na transmissão linear da força em vez dos convencionais movimentos circulares dos sistemas clássicos. O sistema, que pode ser efetuado com força humana ou de máquinas, melhora a eficiência da transmissão mecânica e pode ser utilizado em bicicletas e outros veículos.

A pré-inscrição para o evento pode ser feita aqui.

Sobre a Green Business Week

A Green Business Week é um evento internacional baseado na economia verde. A edição deste ano tem como tema principal “A transferência de conhecimento e os desafios societais”, e as áreas abordadas neste contexto são Smartcities (ambiente, edifícios, eficiência energética); Energylive (energias renováveis e serviços) e Acqualive (Agro-florestal, água, resíduos).