O E-Learning Café foi um dos projetos premiados pela EUNIS.

O E-Learning Café da U.Porto e o projeto EDUCast@FCCN, do qual a Universidade do Porto é coorganizador, foram premiados no último congresso da EUNIS (European University Information Systems Organization) como casos de sucesso na implementação de tecnologias digitais ao serviço do Ensino Superior.

O prémio Elite Award for Excellence in Implementing Information Systems for Higher Education foi atribuído ao projeto EDUcast@FCCN, cuja implementação nacional está a cargo da Fundação para a Computação Científica Nacional e da Universidade do Porto. Uma distinção instituída pela EUNIS com o objetivo de reconhecer e promover as boas práticas na aplicação dos sistemas de informação no Ensino Superior europeu.

O EDUcast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos letivos (aulas) desenvolvido para as instituições portuguesas de ensino superior pela FCCN, em colaboração com a Universidade do Porto. O serviço tem por base uma plataforma partilhada de produção, edição e distribuição de vídeo que permite total autonomia aos seus utilizadores – especificamente docentes e investigadores universitários.

Já o projeto E-Learning Café da U.Porto foi distinguido com o prémio Jens Doerup E-Learning Award, destinado a galardoar a utilização inovadora de novas tecnologias de informação para melhorar a experiência de aprendizagem no Ensino Superior.

O espaço criado em 2008 no complexo da residência universitária do Pólo II (Asprela) – e que brevemente terá a companhia de um espaço gémeo no Jardim Botânico (Campo Alegre) – foi reconhecido como exemplo de uma inovadora estratégia para a implementação de novos espaços de aprendizagem baseados nas novas tecnologias de informação e comunicação.

Ambos os prémios resultaram da submissão de dois artigos científicos pela Universidade do Porto ao 19.º Congresso da EUNIS que podem ser consultados aqui e aqui.