Tecnologia laboratorial com marca U.Porto vence prémio de inovação em França

A superfície interativa permite substituir computadores e ratos, geralmente focos de contaminação em ambientes controlados. (Foto: DR)

Chama-se “Blautouch” e é o resultado de um projeto de I&D&I (Investigação, desenvolvimento e inovação) que juntou investigadores da Edigma e da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) com a Laborial, empresa especializada no fornecimento de soluções para laboratórios. Esta inovadora tecnologia foi recentemente premiado em França com o primeiro lugar num concurso de inovação organizado pela Association pour la prévention et l’étude de la contamination (ASPEC) e pela revista especializada Salles Propres.

A Blautouch é uma superfície de trabalho interativa para laboratórios que permite substituir computadores, teclados e ratos – que geralmente representam grandes focos de contaminação em espaços críticos. Este produto foi desenvolvido segundo as mais recentes diretrizes do “hygienic design” e é constituído por materiais resistentes aos reagentes e aos desinfetantes mais agressivos, sendo neste momento uma das soluções mais limpas e eficazes a nível mundial no que diz respeito ao acesso a equipamentos computacionais em laboratórios e salas limpas. A inovação deste produto tem vindo a ser referenciada pela imprensa internacional como um marco no que diz respeito à integração de equipamentos informáticos e tem neste prémio o ponto mais alto de reconhecimento desde o seu lançamento.

Esta tecnologia resulta do projeto “Intellab – Laboratórios Inteligentes” desenvolvido pela Laborial em parceria com a FEUP e com a Edigma, e do qual resultou também um sistema de monitorização e controlo avançado para laboratórios, o Advanlab.

A Laborial é uma empresa especializada no fornecimento de soluções para laboratórios, que tem como áreas de negócio o mobiliário técnico e equipamentos de laboratório, os projetos de engenharia e a elaboração de projetos integrados para laboratórios, bem como novas soluções tecnológicas para estes espaços. Neste momento ocupa o lugar cimeiro do seu segmento de mercado em Portugal e tem uma estratégia fortemente orientada para os mercados internacionais, estando presente em vários países.