Projeto vencedor promete melhorar toda a cadeia de fornecimento de calçado.

A Creativesystems foi distinguida com o Prémio Inovação Tecnológica Fileira do Calçado 2012 graças ao projeto ShoeID, desenvolvido por um consórcio de empresas que incluiu o INESC TEC.

O ShoeID recorre à tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) para melhorar toda a cadeia de fornecimento de calçado. Na fase inicial da cadeia de valor do calçado são introduzidos identificadores RFID, de forma a facilitar o acompanhamento de toda a cadeia desde as primeiras operações de fabrico até ao consumidor final, eliminando a elevada carga documental em papel e tarefas sem valor acrescentado, otimizando as rotas de distribuição e introduzindo soluções inovadoras ao nível da interatividade com o consumidor.

O INESC TEC foi responsável pela aplicação que otimiza a distribuição do calçado pela rede de lojas e pelos  algoritmos de previsão do ShoeID. Já a Creativesystems incorporou a tecnologia RFID em toda a cadeia de valor de produção de calçado.

O ShoeID teve ainda o apoio do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e da KYAIA, empresa piloto do projeto responsável por integrar e validar os resultados na estrutura produtiva.

Os Prémios Inovação Tecnológica da Fileira do Calçado inserem-se no projeto B&TI, no âmbito do sistema de apoio a ações coletivas SIAC, uma iniciativa QREN financiada pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade.