Um dos trabalhos premaidos – o Hairchitecture – resulta da junção de trabalho que aplica a arquitetura ao hairstyling. (Foto: DR)

A  FAHR 021.3, empresa criativa incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), recebeu uma medalha de bronze e uma de prata no A’Design Awards, concurso internacional que destaca anualmente os melhores projetos, conceitos e produtos de design a nível mundial.

O projeto São João Structure Installation conquistou a medalha de bronze na categoriaA’ Arts, Crafts and Ready-Made Design e o Hairchitecture arrecadou a medalha de prata na categoria A’ Performing Arts, Style and Scenery Design Award.

São João Structure Installation trata-se de uma instalação que reinterpreta a festa tradicional de S.João de uma maneira muito apelativa e nada convencional. Já o Hairchitecture nasceu de uma colaboração entre cabeleireiros e arquitetos para desenvolver novos cortes de cabelo, extravasando as fronteiras de criatividade entre duas áreas sem aparente relação.

Ambos os projetos desenvolvidos em 2013 pela FAHR 021.3 têm sido publicados em vários sites internacionais de arte e arquitetura, tais como designboom ou FRAME , ao lado de nomes como Rem Koolhaas, Zaha Hadid e Olafur Eliasson.

Sobre a empresa

A FAHR 021.3 é uma combinação. De pessoas, perspetivas, desafios, metodologias, artes e conceitos. Surge da visão de dois arquitetos que acreditam que a arte que os formou é muito mais do que aparenta. A empresa desenvolve o seu trabalho tendo por base a linguagem e a metodologia arquitectónica, mas apostando sempre no espaço improvável e nos materiais desafiantes. O resultado surge nos mais variados formatos, desde a instalação, aos site specific, à performance, à intervenção.