Plataforma desenvolvida pela Veniam Works traz várias vantagens sobre as tradicionais ligações por dados móveis.

A Veniam Works, uma spin-off da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações, está cada vez mais próxima de revolucionar o modo como acedemos à internet enquanto viajamos. A infraestrutura e tecnologia para a conectividade e integração de baixo custo para veículos valeu à Veniam a vitória no Building Global Innovators, o concurso internacional de empreendedorismo e inovação, promovido pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Deshpande Center for Innovation e o The Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship.

A Veniam, que em novembro passado já tinha arrecadado 100 mil euros pela vitória na semifinal na área dos Transportes e Energia, conquistou igual valor monetário pelo primeiro lugar na competição. Este valor pode ascender aos 400 mil euros, caso atinja as metas propostas para o desenvolvimento da empresa.

A Veniam Works desenvolve dispositivos e software de comunicações que podem ser instalados em qualquer veículo, permitindo que estes se possam ligar de forma fiável uns aos outros e às redes de comunicações móveis existentes, sejam elas do tipo celular, WiFi ou mesmo só entre veículos. Uma vez ativados, estes dispositivos geram uma “rede em malha”, oferecendo um raio de transmissão muito superior ao do tradicional acesso por WiFi – aliviando os custos associados ao acesso à web usando o plataformas de tráfego de dados móveis e permitindo também várias aplicações (como recolha de dados sobre trânsito, por exemplo).

O desenvolvimento e proteção da propriedade industrial conta com a colaboração da U.Porto Inovação (UPIN), o gabinete de transferência de tecnologia da Universidade do Porto, criado em 2004, com o objetivo de apoiar a cadeia de inovação da U.Porto.