Sceelix_Natural Environments - Cópia

O software criado pela Steelix é capaz de produzir ambientes naturais com árvores e outros tipos de vegetação. (Foto: Sceelix)

A Sceelix, uma startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, acaba de lançar um software que ajuda produtores de jogos a criar cenários 3D de forma mais rápida, eficiente e fácil de gerir. A solução de desenvolvimento de cenários 3D permite criar espaços urbanos, verdes, interiores ou até mesmo planetas inteiros.

O produto da Sceelix,consegue assim criar, por exemplo, cidades inteiras de forma três a dez vezes mais rápida, quando comparado com as soluções atualmente existentes no mercado, para além de tornar o processo menos monótono e propenso a erros.

A tecnologia pode ser aplicável a áreas como planeamento urbano, arquitctura industrial, animação e simulação. Atualmente, a Sceelix está a apostar no vertente de gaming: “O mercado precisa de um software eficiente que facilite a criação de cenários 3D, ainda mais agora com o (re) aparecimento da realidade virtual. A revolução industrial 3D está a chegar e queremos dar o pontapé de partida”, afirma Francisco Rebello de Andrade, cofundador da startup.

A ideia surgiu no seguimento da tese de mestrado de um dos fundadores da startup, Pedro Brandão da Silva, realizada na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), e já passou por vários programas de startups incluindo o iUP25k, o ASA – ANJE e o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal).