A versão beta da plataforma foi lançada em dezembro  passado e, desde então, já atraiu dezenas de fornecedores e oficinas de todo o país.

Quer comprar uma peça usada para o seu carro e não sabe como fazê-lo de forma simples, rápida e fiável? Então a resposta pode muito bem estar  na Net Peças, uma plataforma web para venda e distribuição de peças usadas de automóvel desenvolvida no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), que promete agilizar o processo tradicional de vendas de peças usadas de automóvel.

Através desta plataforma, as oficinas iniciam o processo com a submissão do pedido de uma peça, através do preenchimento de um formulário simples. De seguida, as sucatas colocam as suas propostas e o melhor preço. Com o intuito de estimular os preços concorrenciais, os intervenientes vão recebendo notificações com o melhor preço até esse momento.

A Net Peças assemelha-se, assim, a um mercado de leilões, com a excepção de que no final o comprador escolhe a proposta que quer, e não necessariamente a mais barata. Para além do matching, a Net Peças assegura ainda tanto a transação dentro da plataforma como a entrega no local de escolha do comprador num período máximo de 48 horas.

A versão beta da plataforma foi lançada no passado dia 2 de dezembro de 2013 e, desde então, o crescimento tem sido notável. No fim do ano, a empresa já tinha 40 fornecedores ativos, 80 oficinas e um crescimento semanal de cerca de 25% novos registos. Durante o mês de dezembro foram submetidos 132 pedidos e elaboradas 104 propostas, originando transações num total de €3,500.00.

Incubada no (UPTEC) e Startup Lisboa, a Net Peças foi desenvolvida e lançada por Luís Vieira e Pedro Torres, mestres em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Luís Vieira idealizou o projeto na sequência da sua paixão por automóveis e juntou-se a Pedro Torres, que tem experiência em desenvolvimento web, adquirida nos Estados Unidos da América.

Numa primeira fase, a plataforma encontra-se disponível apenas para profissionais, sendo que a missão de longo prazo da Net Peças é ser a plataforma de referência (nacional, por enquanto) para a comercialização de peças usadas de automóvel – para oficinas e particulares.