Veniam quer desenvolver tecnologia que permita aceder à internet a partir do carro (Foto: DR)

Internet nos carros é uma realidade cada vez mais próxima. A Veniam Works, uma empresa spin-off  da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações e incubada no Pólo Tecnológico do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC TECH), está a desenvolver uma tecnologia que possibilita a conectividade à internet a partir de um carro ou frota. Através das plataformas de rede da empresa é possível aceder a dados, em tempo real, e com um baixo preço.

A infraestrutura para a conectividade e integração de baixo custo para veículos valeu à Veniam a seleção para os finalistas do Building Global Innovators, o concurso internacional de empreendedorismo e inovação, promovido pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Deshpande Center for Innovation e o The Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship.

A par da Veniam, selecionada na categoria de “Sistemas Sustentáveis de Energia e Transporte”, foram escolhidas mais três empresas finalistas. RD Fixer na área de Ciências da Vida, Faces.in em Internet e Sistemas de Informação e a D-Orbit na categoria de Produtos e Serviços de Consumo.

Os projectos selecionados têm acesso metade do apoio financeiro (€400.000,00), que deverá ser aplicado na execução das estratégias de “Go to Market”. Paralelamente, as empresas terão a oportunidade de beneficiarem de formação e-Teams, coaching através de catalisadores de negócio, e a possibilidade de expor o seu projeto no Ideastrem, um dos principais eventos do ecossistema empreendedor do MIT.

Os finalistas em cada uma das áreas vão disputar o prémio final de até 400.000 euros em apoios financeiros.