ARP pretende aliar os livros no seu formato tradicional às novas tecnologias

Quem é que não imagina as personagens de um livro com vida própria? E se elas pudessem estar mesmo ali, ao lado das páginas de um fábula?  Parece algo estranho e distante, mas não é. A ARP – Augmented Reality Publisher, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou uma aplicação de realidade aumentada para os clássicos contos do escritor francês Jean de la Fontaine. A história ganha vida assim que os leitores apontam o dispositivo – tablet ou smartphone – para as páginas do livro e assistem às cenas animadas em 3D, enquanto ouvem a narração da história, em português ou em inglês.

O primeiro de dez contos, “A História da Lebre e da Tartaruga”, chega às livrarias esta terça-feira, 25 de novembro, e pode ser adquirido pelo valor de 11,90€. A aplicação está disponível para ios e android e inclui jogos e desenhos para colorir, ambos alusivos ao mundo da tartaruga e da lebre.

O livro é uma edição da LeYa/Gailivro, parceira editorial e de distribuição, e conta com a parceria tecnológica da Samsung.  As ilustrações, 3D, animação e programação da aplicação foram desenvolvidas pela ARP, a startup pretende,  com este projeto, criar a ponte para o futuro da literatura para crianças, aliando livros no seu formato tradicional às novas tecnologias.