1.º Prémio 2014: WeTruck

Depois da vitória na edição 2014 do iUP25k, a equipa do WeTruck busca agora a afirmação internacional no Spin2014.

O WeTruck , projeto desenvolvido por quatro estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e vencedor da última edição do iUP25k – concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto, está entre os 20 finalistas do Model2Market, um programa internacional de apoio ao empreendedorismo cujos vencedores vão ser conhecidos na gala final do Spin2014, agendado para os dias 29 e 30 de outubro, na Cidade do México.

Da autoria de Rodrigo Pires, Bruno Azevedo, Miguel Sousa e Ricardo Soares, a ideia por detrás do WeTruck visa a poupança de combustível e energia em veículos pesados de transporte de cargas refrigeradas. Para tal, a solução proposta pelos quatro empreendedores da U.Porto aproveita a energia solar e a energia cinética do veículo para produzir eletricidade suficiente para alimentar o sistema de refrigeração dos camiões-frigoríficos, reduzindo o número de horas de operação dos atuais motores diesel. O que se ganha com isto? Uma redução de 87% nos custos de combustíveis, de 30% no desgaste de travões dos veículos e uma diminuição das emissões de CO2, do ruído e dos custos de manutenção.

Foram estas vantagens, associadas ao seu caráter inovador, que valeram aos autores do projeto  um lugar no Model2Market, programa que ajuda os empreendedores universitários a darem o salto da universidade para a empresa com um ambicioso programa de formação ministrado pelo IC2 Institute da Universidade do Texas. No total foram selecionados apenas 20 trabalhos de oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú e Portugal. Além do trabalho da U.Porto, Portugal estará ainda representado com um projeto criado na Universidade de Coimbra.

As melhores propostas do Model2Market vão ser apresentadas na gala final do Spin2014 perante um júri composto por autoridades, académicos, peritos, investidores e empreendedores de sucesso de toda a Ibero-América e onde concorrerão a três prémios: de 30 mil dólares, 20 mil dólares e 10 mil dólares, respectivos ao 1º, 2º e 3º lugares.

O Spin2014 é um evento focado no empreendedorismo e contará com a participação de mais de mil de pessoas ligadas ao mundo do investimento, administrativo, empresarial, empreendedorismo e pessoas ligadas as universidades.

O programa do evento inclui palestras, debates, concursos, formação, networking e outras atividades onde os grandes protagonistas vão ser as ideias, projetos e empresas nascidas nas universidades ibero-americanas.