MovinSense monitoriza pacientes acamados para prevenir úlceras de pressão

A Tomorrow Options, empresa spin-off incubada pelo INESC TEC e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), fez uma demonstração do equipamento MovinSense no Connect Health Symposium 2012, que se realizou entre 25 e 26 de outubro, em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA).

O MovinSense é um dispositivo médico que permite monitorizar pacientes acamados para prevenir as úlceras de pressão. O aparelho regista a posição do paciente e comunica via wireless com as equipas de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar um paciente, uma tarefa que deve ser executada no mínimo de duas em duas horas (em média), mas cujo intervalo deve ser definido consoante a condição de cada paciente.

A Tomorrow Options foi selecionada, juntamente com outras 29 empresas, entre mais de 200, e foi também a única empresa europeia a participar no evento. Este é um dos principais eventos dos EUA sobre tecnologia aplicada à saúde e constitui uma oportunidade de negócio já que esta iniciativa atrai  investidores, potenciais clientes, especialistas em tecnologia, médicos e investigadores.