fibersensing

A FiberSensing será estabelecida sob a designação de HBM FiberSensing SA.

A FiberSensing – Sistemas Avançados de Monitorização S.A., spin-off do INESC TEC, foi comprada pela alemã Hottinger Baldwin Messtechnik GmbH (HBM), referência mundial na área do teste e medição. Para o CEO e co-fundador da FiberSensing, Luís Ferreira, esta é “uma fantástica oportunidade para expandirmos a penetração das tecnologias de monitorização em fibra ótica no mercado a um nível sem precedentes”.

Já o Presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça, releva “o completo sucesso alcançado no esforço de valorização económica do trabalho científico levado a cabo durante mais de uma década e que resultou na fundação da FiberSensing”. A FiberSensing foi fundada em 2004 como spin-off tecnológico do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto – INESC Porto – e financiada na altura pela Portugal Ventures e INESC Porto.

José Epifânio da Franca, Presidente do Conselho de Administração da Portugal Ventures e acionista maioritário da FiberSensing acrescenta que a integração com a HBM “irá permitir à empresa revelar todo o seu potencial através da presença global da HBM e das suas afiliadas”. “Esta aquisição é um sinal de confiança de uma multinacional global nas competências de engenharia e talento inovador existentes em Portugal e acreditamos que servirá de catalisador para estabelecer Portugal como um centro de investimento internacional em start-ups de base tecnológica”, conclui.

A FiberSensing será estabelecida sob a designação de HBM FiberSensing SA como centro de excelência para o negócio ótico global da HBM. Para o Diretor-Geral da HBM, Andreas Hüllhorst, “a aquisição da FiberSensing enquadra-se na estratégia da HBM de agregar tecnologias-chave que beneficiem a nossa carteira de clientes, permitindo ao mesmo tempo à equipa de Vendas e Marketing da HBM endereçar novos segmentos de mercado.” O Diretor-Geral acrescenta que “a gama de sensores e interrogadores da FiberSensing, juntamente com o seu know-how em ótica, são um complemento perfeito para as aplicações de teste e medição da HBM, especialmente nas áreas de elevada deformação, interferência eletromagnética e ambientes agressivos”.

Com sede na Maia, a FiberSensing é líder mundial no fornecimento de sistemas de medição e de monitorização baseados na tecnologia de redes de Bragg em fibra ótica (FBG) para ativos físicos críticos.