Rui Moreira a experimentar a tecnologia da 3Decide. (Foto: Miguel Nogueira/CMPorto)

A oportunidade surgiu através da Câmara Municipal do Porto (CMP), que foi convidada a participar no MIPIM, em Cannes, um dos mais importantes eventos mundiais do mercado imobiliário. Através de um parceiro comum, a 3Decide, empresa spin-off da Universidade do Porto pioneira no desenvolvimento de soluções à medida com abordagens visuais interativas, juntou-se ao evento, cabendo-lhe liderar a parte tecnológica do stand da autarquia.

A 3Decide desenvolveu uma solução que combina mapas temáticos com realidade aumentada para que os visitantes possam tirar o máximo partido de um evento com estas dimensões. Para o efeito, foi colocada, no stand da CMP, uma mesa interativa que apresentava mapas com zonas e pontos de informação, retratando o Porto em temas como a mobilidade, licenciamento e investimento ao nível do imobiliário. “A mesa permitiu que os visitantes explorassem informações e indicadores relevantes do ponto de vista urbanístico, imobiliário e económico dos últimos anos da cidade do Porto”, refere Carlos Rebelo (CEO da 3Decide). E tudo isto através de mapas temáticos dentro da mesa interativa, que permitia aos visitantes usufruírem de uma experiência coletiva numa lógica de “todos à volta da mesa”, dando a oportunidade aos responsáveis da CMP e parceiros para dialogarem com os visitantes. No entanto, as experiências individuais também eram possíveis através de tablets “onde cada um tinha acesso a informação visível só para si, apontando simplesmente o tablet para os mapas apresentados na mesa”, refere o CEO.

Segundo a organização do evento, a edição de 2019 da MIPIM reuniu 26.800 pessoas, incluindo mais de 5.400 investidores e 560 líderes políticos de mais de 100 países. Para a 3Decide esta foi uma experiência muito importante ao nível da visibilidade e dos contactos para parcerias futuras: “É sem dúvida um dos palcos internacionais mais importantes para a aplicação de tecnologias relacionadas com o imobiliário e urbanismo”, refere Carlos Rebelo, acrescentando que a solução da 3Decide “gerou muito interesse nos visitantes, atuando como uma eficaz ferramenta de comunicação das dinâmicas da cidade do Porto”.

Criada em 2008, a 3Decide segue com o objetivo de inovar no desenvolvimento de soluções digitais para empresas de diferentes áreas de atuação. Um dos elementos que mais diferencia a spin-off U.Porto é a sua capacidade de criar narrativas digitais impactantes, combinando conteúdos visuais com as realidades físicas dos clientes. Satisfeitos com o feedback recebido no MIPIM, a empresa está já a adaptar a solução para a ExpoReal em Munique, prevista para outubro de 2019. Além disso, vão continuar a trabalhar na consolidação da sua posição no mercado nacional ao mesmo tempo que antecipam alguns projetos internacionais com os olhos postos em 2020.