Mais de 50 oradores vão passar pelos espaços da Universidade para partilharem os seus casos de sucesso.

São empreendedores nas mais variadas áreas de negócio e, ao longo de uma semana, vão desconstruir a imagem do estado do empreendedorismo em Portugal face a uma plateia preenchida de jovens estudantes do ensino superior. Entre os próximos dias 20 e 25 de maio, é esse o cenário esperado em mais uma edição da Semana da Promoção da Inovação e Empreendedorismo da U.Porto (SPIE´UP).

Esta 6ª edição da Spie UP, organizada pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP), tem como grande novidade o facto de se realizar, pela primeira vez, em todas as faculdades da U.Porto. Será por isso uma “festa do empreendedorismo” aquela que, ao longo de uma semana, vai invadir a cidade do Porto para promover a atitude empreendedora e inovadora entre a comunidade universitária e sociedade em geral. Tudo isto  através de mais de 18 eventos voltados para a partilha de experiências e espírito colaborativo, e com a presença de mais de 50 oradores convidados.

Após a sessão de abertura, agendada para as 21h30 do dia 20 de maio, a Spie UP’13 prossegue com quatro dias de atividade intensiva, marcados pela reflexão em torno de diferentes temáticas ligadas ao empreendedorismo e pela apresentação de casos de sucesso de empresas nos mais diversos ramos, na voz aos seus fundadores e dirigentes. Entre os convidados estarão nomes como Miguel Santo Amaro (Uniplaces), Gonçalo Cruz (Groupon), Paulo Pereira da Silva (Renova), António e Miguel Portela (Bial), João Bento (Efacec), Kiruba Eswaran (Zaask), Pedro Neves (Grabmark), entre muitos outros.

Para além das conferências que preencherão a maior parte da semana, o programa da Spie´UP 13 inclui também encontros noturnos, um ciclo de workshops (na manhã de 25 de maio) e a Sessão Final iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto (24 de maio, 14h30, na Faculdade de Belas Artes). Destaque ainda para o encontro do CEdUP (CEdUP Talk) que, na noite do dia 21 de maio, vai levar debate sobre o “Empreendedorismo Social” ao espaço “Maus Hábitos”.

O encerramento da Spie UP’13, a 25 de maio, será assinalado com uma Grande Conferência em que se procurará sublinhar a importância e urgência da Inovação e do Empreendedorismo na sociedade e economia atual. Com início marcado para as 15h, no PINC – Polo das Indústrias Criativas do UPTEC, esta sessão será composta por dois painéis distintos – “Dar a Volta” e “Seguir em frente” – onde empreendedores de sucesso como Miguel Santo Amaro (Uniplaces), Gonçalo Cruz (Groupon) e Jorge Castro (Vicoustic), Miguel Portela (Bial), Miguel Pinto (Rocket Internet) e Clara Gonçalves (UPTEC) irão partilhar as suas histórias, experiências e ambições com a audiência.

Os diversos eventos integrados na Spie UP’13 são abertos a todos os públicos e sujeitos a uma inscrição prévia (com exceção da sessão inaugural e da CEdUP Talk:). As inscrições poderão ser efetuadas online – após a consulta do programa (carregar em “+info” nos eventos nos quais se pretende participar) – e no local.

Mais informações sobre os diversos eventos, locais e inscrições em www.spie.up.pt  ou na página do evento no Facebook.