Créditos foto: Food and Drink Business Europe

Créditos foto: Food and Drink Business Europe

O INESC TEC desenvolveu um projeto com a Sonae MC que já permitiu à empresa de retalho obter ganhos efetivos superiores a 750 mil euros na cadeia de abastecimento.

Os grandes retalhistas têm de lidar com uma rede de distribuição complexa com múltiplos centros de distribuição, diferentes necessidades ao nível de temperatura e formatos de loja. Para estar mais próxima dos seus clientes, a Sonae MC abre anualmente novas lojas em novas localizações. Lojas mais pequenas colocam novos desafios ao processo de distribuição uma vez que a procura é mais fragmentada, e a mercadoria a distribuir é mais heterogénea do que anteriormente.

Intitulado “Agile Flow Network”, o projeto, recentemente concluído, tinha como objetivo implementar uma ferramenta de simulação-otimização que ajudasse a repensar o modelo de distribuição da Sonae MC, através da identificação das regras de distribuição que melhor se adequam à nova dinâmica de mercado mais fragmentada, centrada em lojas mais pequenas, e que contraria a tendência de grandes lojas em locais centrais.

O novo plano de distribuição, conseguido através da ferramenta de simulação-otimização, permitiu à Sonae MC reduzir significativamente os custos de distribuição e melhorar o nível de serviço das lojas, fazendo entregas consolidadas de diversos produtos.