HealthySystems recebe prémio CIO Awards

A tecnologia venceu o prémio CIO Awards, na categoria Inteligência no Suporte ao Negócio

A solução informática IRA (Integration Router & Audit) para apoio à integração e gestão clínica venceu ontem, dia 17 de Junho, o prémio CIO Awards. O software, que já está em funcionamento no IPO Porto,  permite monitorizar em tempo real a produção de informação e troca de dados dos vários departamentos.

A facilidade de integração da IRA com as soluções de monitorização existentes permite criar mecanismos de alertas, utilizados pelos gestores da instituição de saúde para a visualização de indicadores de produção, e pelo departamento de informática para aferição de eventuais falhas de comunicação entre sistemas.

A ferramenta destaca-se por ser flexível, replicável, leve e transparente para a estrutura informática de cada instituição, evitando o impacto no desempenho dos sistemas de informação. A solução cria novas fontes de dados para soluções de business intelligence e alimenta arquivos digitais centrais; relaciona dados provenientes de diferentes sistemas; constrói caches com informação demográfica e de visitas; e a cria bases de dados passíveis de ser controladas pela própria instituição.

O IRA tira partido do facto de a maioria dos ambientes hospitalares utilizarem o protocolo HL7 (Health Level 7), uma norma internacional de comunicação entre sistemas de informação clínica, o que permite recolher métricas que facilitam a gestão informática e hospitalar.

A solução foi desenvolvida pela tecnológica HealthySystems, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e já está em funcionamento no IPO Porto, desde Fevereiro de 2014. A adopção desta ferramenta tem permitido à instituição um maior conhecimento e controlo sobre a informação que circula entre os vários sistemas interdepartamentais e centrais.

Para a empresa, o prémio CIO Awards, entregue, ontem, em Lisboa, é “uma validação da qualidade e potencial do produto e um reconhecimento, por parte de um órgão de excelência como o IDC, que vem validar todo o potencial que acreditamos que o IRA disponibiliza”, afirma Ricardo Correia, um dos responsáveis da HealthySystems.

O CIO Summit Portugal é uma conferência, organizada pelo IDC Portugal, que pretende dar a conhecer projectos e iniciativas de tecnologias de informação e comunicações que contribuíram para a criação de valor para o negócio das organizações.