LOCUS vai ser desenvolvido pelo INESC TEC e Tomorrow Options (Foto: DR)

Chama-se LOCUS e trata-se de uma nova solução tecnológica que irá permitir a localização de pessoas em ambientes locais e sem acesso a navegação por satélite. O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Tomorrow Options são os responsáveis por este projeto, que arranca no início de novembro.

A empresa identifica a localização de pessoas dentro de locais fechados como uma mais-valia para as soluções integradas que os seus produtos permitem implementar. E é daqui que nasce o projeto LOCUS, que alia o conhecimento detido pelo INESC TEC, nas áreas de localização, processamento de sinal, tecnologia das comunicações, ondas hertzianas e “software-defined radio” – à experiência da Tomorrow Options no estabelecimento de requisitos que permitam transformar soluções tecnológicas em produtos industriais.

A abordagem a este problema de localização será disruptiva relativamente a outras soluções existentes no mercado. O projeto tem uma duração de seis meses e conta com a coordenação de Sérgio Reis Cunha, professor da FEUP e investigador do INESC TEC.

A Tomorrow Options, empresa spin-off do INESC TEC e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolve produtos tecnológicos na área da microeletrónica para monitorização de pessoas. Embora estes produtos estejam vocacionados estrategicamente para a prestação de cuidados de saúde e bem-estar, também cobrem áreas afins, como seja o desporto, quer em regime de lazer, quer em alta competição.