Cerca de 120 professores e investigadores, nacionais e internacionais, vão reunir-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), nos dias 21 e 22 de junho, para a terceira edição do Porto Meeting in Mathematics and Biology.

O simpósio anual organizado pelo Departamento de Matemática da FCUP tem como propósito demonstrar as muitas e variadas oportunidades de aplicações da Matemática na Biologia. Na edição deste ano, uma destas muitas aplicações estará destaque, já que o simpósio terá por tema “Modelos matemáticos e computacionais na investigação científica sobre cancro”.

Neste contexto, o encontro tem precisamente como objetivo declarado incentivar a colaboração entre centros de investigação das áreas da Matemática, Informática, Física e Biologia, para realizar projetos conjuntos de modelagem computacional aplicada à Biologia.

O simpósio está organizado em torno de cinco minicursos e palestras, proferidas por investigadores internacionais de renome:  Dirk Fey (School Of Medicine, Systems Biology Ireland), John Tyson (Tyson Lab Computacional Cell Biology, Virgina Tech, EUA), Montagud Arnau (Institut Curie, Paris, França), Walter Kolch (Diretor do Conway Institute, Systems Biology Ireland) e Claudine Chaouiya (Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal).

Estes cursos serão complementados por workshops, apresentações orais e exposição de posters com estudos de casos de aplicação de modelos matemáticos e computacionais em projetos de investigação de Biologia.